Educação física e homossexualidade: investigando as representações sociais dos estudantes do Centro de Desportos/UFSC

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Educação física e homossexualidade: investigando as representações sociais dos estudantes do Centro de Desportos/UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Maurício Roberto da pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Marcelo Victor da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T13:04:06Z
dc.date.available 2012-10-21T13:04:06Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 202553 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86980
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo investigar as representações sociais dos/as estudantes do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, em relação ao tema da homossexualidade. Realizei entrevistas semi-estruturadas e coletivas, acompanhadas da exposição do filme Delicada Atração. As categorias surgidas a partir do campo e do referencial teórico foram: outras categorias - no qual observei que os alunos não conheciam os reais significados históricos do conceito de homossexualismo, pertencentes a patologia; identidade - a principal idéia dos informantes é que a homossexualidade seria uma opção, uma escolha do sujeito, ao contrário do que apontam os Estudos Queers, através do conceito de coming out, que é entendido enquanto a escolha de se reconhecer ou não homossexual; gênero - aqui existe uma padronização dos universos masculinos e femininos, inserindo a homossexualidade no universo feminino, e por fim, que as mulheres aceitariam mais facilmente os homossexuais do que os homens. No ponto de vista teórico-metodológico no que se refere aos tratos com as questões de gênero, privilegiei os autores de formação marxista, articulados com os elementos introdutórios da Sociologia da Vida Cotidiana na perspectiva dialética; preconceito e Educação Física - a qual surgiram discussões de ambas as fases, cujas representações emergiram em forma de "brincadeira" com a questão da homossexualidade, apresentada como um disfarce para ocultar os estigmas, estereótipos e discriminações presentes nessas "brincadeiras". Outro achado da pesquisa ocorreu na 1ª fase, que a intitulei: homofobia velada, que se constitui no medo de que os homossexuais ao se aproximarem, procurariam de alguma forma estabelecer relações sexuais, ao contrário do que pude perceber entre os alunos da 7ª fase, que por terem um maior convívio com homossexuais (entre amigos e alunos), pela influência positiva que veicularam as interações na universidade, e nas suas experiências profissionais, isto não apareceu. Por fim, constatei que este tema ainda é polêmico e pouco discutido na Educação Física. Este campo de conhecimento tem trabalhado historicamente com modelos ideais e tem tratado a homossexualidade de forma homofóbica, indiferente e intolerante para com as diversas alteridades. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Homossexualismo masculino pt_BR
dc.subject.classification Representações sociais pt_BR
dc.subject.classification Preconceitos e antipatias pt_BR
dc.title Educação física e homossexualidade: investigando as representações sociais dos estudantes do Centro de Desportos/UFSC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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