dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Rossetto, Carlos Ricardo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Serralheiro, Werther Alexandre de Oliveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T12:16:22Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T12:16:22Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225326 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86931 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho descreve e analisa o processo de adaptação estratégica das Empresas Eliane, cujo negócio central é a produção de revestimentos cerâmicos. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso utilizando as três dimensões estratégicas - contexto, conteúdo e processo - de acordo com a metodologia de Pettigrew (1985). A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. A metodologia da pesquisa direta de Mintzberg e McHugh (1985) foi utilizada para a descrição histórica das quatro décadas de existência da empresa, desde sua fundação em 1959 até o ano de 2000, tendo como base dados coletados de documentos e entrevistas. Os eventos críticos foram identificados no continuum histórico da empresa e suas estratégias analisadas quanto ao seu caráter adaptativo (HREBINIACK e JOYCE,1985) sob duas óticas: a Teoria Institucional (SELSNICK, 1972; SCOTT, 1995; DIMAGGIO e POWELL, 1983) e a Visão Baseada em Recursos - RBV (SELSNICK, 1957; PENROSE, 1959; BARNEY, 1991; PETERAF, 1993). A forma isomórfica mais adotada pela Eliane em todo o período histórico foi a mimética, devido à interdependência de produto e de processo existente em seu setor produtivo. Por ser uma indústria de transformação, o potencial de valor foi a característica mais procurada em recursos obtidos pela Eliane durante toda a história. Conclui-se que, mesmo sendo estas duas óticas supostamente antagônicas, podem ser utilizadas conjuntamente e complementarmente na análise de adaptação estratégica. |
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dc.format.extent |
154 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cerâmica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indústria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
pt_BR |
dc.title |
O processo de adaptação estratégica das Empresas Eliane sob a ótica da teoria institucional e da visão baseada em recursos (RBV) |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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