O design como estratégia de diferenciação para micro e pequenas empresas: o caso da indústria moveleira em dois municípios do Estado do Amazonas

DSpace Repository

A- A A+

O design como estratégia de diferenciação para micro e pequenas empresas: o caso da indústria moveleira em dois municípios do Estado do Amazonas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rossetto, Carlos Ricardo pt_BR
dc.contributor.author Silva, Claudete Barbosa da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T11:47:05Z
dc.date.available 2012-10-21T11:47:05Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 214054 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86890
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é um estudo sobre a indústria moveleira do Estado do Amazonas, tomando como focos os municípios de Itacoatiara e Presidente Figueiredo. O setor no estado, a exemplo do restante do país, é formado por micro e pequenas empresas. Por outro lado, apresenta várias carências, tais como; a falta de capital de giro, dificuldades de acesso a matéria-prima e, ainda, máquinas e ferramentas ultrapassadas. A produção é marcada por técnicas artesanais, onde os modelos dos móveis, normalmente, são fruto de cópias. Nota-se a necessidade de se fomentar a indústria. Por isso, realizou-se um projeto cooperado, com forte interferência do Design para a criação de novos produtos, que aumentaram consideravelmente as chances de se obter melhores resultados. O projeto cooperado foi realizado em duas fases: a primeira, com ênfase na criatividade, com forte apelo aos elementos da cultura regional; a segunda, preocupada com a factibilidade técnica e produtiva dos móveis. Com os resultados, constatou-se que o Design fornece melhores produtos e serviços ao mercado consumidor e ao meio produtivo, criando maior valor adicionado e, portanto, melhor atendimento às necessidades. O estudo também forneceu condições para subsidiar políticas estratégicas para a promoção do Design junto às micro e pequenas empresas. São elas: (i) promover o uso do Design como proposta de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas; (ii) conscientizar sobre a importância competitiva do Design para as micro e pequenas empresas; (iii) promover atividades de desenvolvimento do Design. pt_BR
dc.format.extent 95 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Indústria de móveis pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Competitividade pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.title O design como estratégia de diferenciação para micro e pequenas empresas: o caso da indústria moveleira em dois municípios do Estado do Amazonas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
214054.pdf 1.844Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar