O design como estratégia de diferenciação para micro e pequenas empresas: o caso da indústria moveleira em dois municípios do Estado do Amazonas
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rossetto, Carlos Ricardo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Claudete Barbosa da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T11:47:05Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T11:47:05Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
214054 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86890 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho é um estudo sobre a indústria moveleira do Estado do Amazonas, tomando como focos os municípios de Itacoatiara e Presidente Figueiredo. O setor no estado, a exemplo do restante do país, é formado por micro e pequenas empresas. Por outro lado, apresenta várias carências, tais como; a falta de capital de giro, dificuldades de acesso a matéria-prima e, ainda, máquinas e ferramentas ultrapassadas. A produção é marcada por técnicas artesanais, onde os modelos dos móveis, normalmente, são fruto de cópias. Nota-se a necessidade de se fomentar a indústria. Por isso, realizou-se um projeto cooperado, com forte interferência do Design para a criação de novos produtos, que aumentaram consideravelmente as chances de se obter melhores resultados. O projeto cooperado foi realizado em duas fases: a primeira, com ênfase na criatividade, com forte apelo aos elementos da cultura regional; a segunda, preocupada com a factibilidade técnica e produtiva dos móveis. Com os resultados, constatou-se que o Design fornece melhores produtos e serviços ao mercado consumidor e ao meio produtivo, criando maior valor adicionado e, portanto, melhor atendimento às necessidades. O estudo também forneceu condições para subsidiar políticas estratégicas para a promoção do Design junto às micro e pequenas empresas. São elas: (i) promover o uso do Design como proposta de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas; (ii) conscientizar sobre a importância competitiva do Design para as micro e pequenas empresas; (iii) promover atividades de desenvolvimento do Design. |
pt_BR |
dc.format.extent |
95 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indústria de móveis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Design |
pt_BR |
dc.title |
O design como estratégia de diferenciação para micro e pequenas empresas: o caso da indústria moveleira em dois municípios do Estado do Amazonas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar