Educação ambiental: um diagnóstico em Escolas Municipais

DSpace Repository

A- A A+

Educação ambiental: um diagnóstico em Escolas Municipais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lerípio, Alexandre De Ávila pt_BR
dc.contributor.author Valdameri, Adelar José pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T11:36:49Z
dc.date.available 2012-10-21T11:36:49Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 225060 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86877
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é uma pesquisa das práticas de Educação Ambiental realizadas na Rede Municipal de Educação no Município de Cascavel Estado do Paraná, Município este que está situado na região Sul do Brasil e no Oeste do Estado do Paraná, contando em Dois mil e quatro (2004) com uma população de aproximadamente trezentos mil habitantes. Segundo dados do Senso de Dois mil. Conta este município com sessenta e três escolas municipais, das quais esta pesquisa foi aplicada em dez delas, buscando analisar as práticas de Educação Ambiental, realizadas nestas dez escolas e o modo como a Secretaria Municipal e o Governo Municipal auxiliam ou motivam seus professores para esta prática e se oferecem cursos de capacitação nesta área. A pesquisa visou, analisar o que os educadores pensam a respeito da Educação Ambiental (EA) e quais são as técnicas, atividades e projetos desenvolvidos por estas escolas. Busca-se também, através da pesquisa, ressaltar as experiências inovadoras realizadas pelas escolas que possam servir como referência para modelos possíveis, na prática da Educação Ambiental. The present study is a research about the Practices of Environmental Education accomplished in the Municipal Net of Schools in Cascavel, which is placed in the West of Parana State and in the South of Brazil, that, in 2004, has a population of approximately three hundred thousand inhabitants. According to data of the SENSE 2000, that Municipality has sixty three municipal schools, and this research was applied in ten of them, aiming to analyze the practices of Environmental Education accomplished in these ten schools and the way as the Education Municipal Secretary and the Municipal Government help and motivate the teachers for this practice, and the training courses offered to them in this area. The research also aims to analyze what the teachers think about the Environmental Education and which the techniques, activities and projects developed by these schools are. The research also tries to emphasize innovative experiences held by the schools that can serve as reference for models in the practice of Environmental Education. pt_BR
dc.format.extent 89f| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de escolas municipais pt_BR
dc.title Educação ambiental: um diagnóstico em Escolas Municipais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225060.pdf 667.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar