O uso estratégico da internet no planejamento de marketing: uma perspectiva de empresas catarinenses
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cardoso, Olga Regina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Reinert, Venilton |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T11:11:46Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T11:11:46Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
207135 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86842 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Internet vem sendo utilizada como ferramenta pelas empresas para executar diversas atividades mercadológicas e administrativas com a finalidade de atingir objetivos traçados no planejamento estratégico. As mudanças ocorridas no mercado pós-internet têm forçado as empresas a reavaliarem suas estratégias e, principalmente, a maneira de elas fazerem seus negócios e seu marketing. Todo este cosmo de mudanças conduz o mercado a uma órbita de reengenharia, onde é imperativo conectar-se às modernas mídias, principalmente à Internet, que tem revolucionado o marketing. Esta tese registra a fase atual de utilização da Internet pelas organizações de Santa Catarina, avaliando o processo decisório das empresas que utilizam estrategicamente a Internet, visando atingir seus objetivos de marketing. Os resultados mostram que as empresas adotaram a Internet como instrumento de trabalho, praticando o benchmarking, copiando e aprendendo com erros e acertos do exterior e de pioneiros no Brasil. Passaram por diferentes estágios, notadamente o da experimentação e o do amadurecimento. Verifica-se que o fator que as motivou a adotar estrategicamente a Internet foi o consumidor, seguido da modernidade, concorrência, economia e eficiência. Observa-se que o produto, o preço e a distribuição não são preocupações para essas empresas, ao contrário da comunicação, que é a principal delas. Dentre as atividades utilizadas, destacam-se o CRM, a propaganda, a promoção de vendas e o marketing direto. Também se pode perceber o interesse em usar ferramentas para desenvolvimento de uso do b-to-b com intermediários. A realização deste estudo resultou na elaboração de uma fonte sistematizada de consultas e em um conjunto de pressupostos construído com objetivo de orientar empresas de diversos setores a utilizar estrategicamente esta rede mundial de comunicação para atingir seus objetivos mercadológicos. Isto a partir de uma abordagem que contempla o marketing como ingrediente indispensável nas receitas de processos decisórios eficientes e eficazes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Processo decisorio |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Marketing |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.title |
O uso estratégico da internet no planejamento de marketing: uma perspectiva de empresas catarinenses |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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