A construção da coerência em cenários pedagógicos on-line: uma metodologia para apoiar a transformação de cursos presenciais que migram para a modalidade de educação a distância

DSpace Repository

A- A A+

A construção da coerência em cenários pedagógicos on-line: uma metodologia para apoiar a transformação de cursos presenciais que migram para a modalidade de educação a distância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cybis, Walter de Abreu pt_BR
dc.contributor.author Gamez, Luciano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T11:07:39Z
dc.date.available 2012-10-21T11:07:39Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 210974 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86836
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa enquadra-se em um cenário atual de transição, do qual fazem parte diversas universidades que passam a oferecer cursos a distância, utilizando-se das inúmeras vantagens que as novas tecnologias de informação e comunicação proporcionam para este fim. Particularmente, focou-se a discussão em torno do processo de redesign de disciplinas que migram do ensino presencial para a modalidade on-line de educação a distância, entendendo que esse processo implica considerar um conjunto complexo de fatores, sobretudo em se tratando de reutilizar materiais pedagógicos, adaptando-os e transformando-os para a nova modalidade. O termo Reengenharia Pedagógica (RP) foi utilizado para definir esse processo de transformação. A carência de metodologias que orientem a transição entre modalidades de ensino motivou este trabalho de tese. Propõe uma metodologia que apóie o design de cursos a distância, focando o alcance da coerência na construção de cenários pedagógicos. Por coerência entende-se a adequada combinação entre parâmetros de RP durante a composição de um cenário de ensino e aprendizagem a distância. Apoiando-se em abordagens ergonômicas empíricas, três pesquisas qualitativas foram realizadas. Na primeira foram identificados, a partir da análise de situações de ensino presencial, quais elementos e estratégias pedagógicas devem ser modificados (ajustados, suprimidos ou alterados) para transformar uma disciplina para a modalidade on-line. Na segunda pesquisa procurou-se compreender quais são as etapas e as estratégias utilizadas por professores em um processo de RP, observando como eles procedem para realizar a tarefa quando esta é feita sem o apoio de ajudas conceituais. Na terceira pesquisa foi verificado como os professores procedem diante da possibilidade de conduzir o processo examinando um conjunto de dez parâmetros que auxiliam a composição da coerência dos cenários pedagógicos. Estes estudos concluem propondo uma metodologia para RP de cursos a distância, na modalidade on-line. pt_BR
dc.format.extent 260 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title A construção da coerência em cenários pedagógicos on-line: uma metodologia para apoiar a transformação de cursos presenciais que migram para a modalidade de educação a distância pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
210974.pdf 993.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar