Abstract:
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A engenharia de Controle tem no Brasil uma situação diferenciada em relação a outros países, com uma habilitação específica regulamentada pelos órgãos educacional e profissional, em reconhecimento à relevância da área e de sua principal aplicação, a automação, para a tecnologia atual. Diante deste contexto e da falta de estudos aprofundados sobre essa engenharia recente, ainda fortemente dependente de cursos clássicos, esta tese objetiva definir bases racionais adequadas para seu processo pedagógico, tendo como referência a realidade brasileira e as esparsas pesquisas disponíveis (estudos complementares são apresentados). Tais bases são desenvolvidas através de modelos epistemológico e pedagógico, que tratam, respectivamente, das relações coletivas e individuais com o conhecimento, sustentando-se em um arcabouço filosófico consistente e bem definido. O modelo epistemológico situa o conhecimento em controle, definindo sua natureza e dinâmica, e caracterizando os aspectos experimentais e aplicados. O pedagógico, por sua vez, parte do epistemológico para representar as relações pedagógicas do curso e indicar princípios a serem buscados em sua formação. A partir dos modelos são realizados estudos transversais que os corroboram, estendendo-os principalmente sobre nossa realidade de formação. Por último, é aprofundada a questão da síntese curricular, com a indicação de corolários que podem orientar os colegiados dos cursos na definição das estratégias pedagógicas e dos objetos de formação locais. A tese procura atender, deste modo, seu objetivo implícito de sistematizar, em torno de um eixo racional próprio, os conhecimentos relacionados à formação em engenharia de controle, catalisando o desenvolvimento da comunidade [nacional]. |