Análise econométrica de fronteira de eficiência técnica aplicada ao ensino fundamental brasileiro no período 1996-2001

DSpace Repository

A- A A+

Análise econométrica de fronteira de eficiência técnica aplicada ao ensino fundamental brasileiro no período 1996-2001

Show full item record

Title: Análise econométrica de fronteira de eficiência técnica aplicada ao ensino fundamental brasileiro no período 1996-2001
Author: Silva, Rosali Sabota Guimarães e
Abstract: Esta dissertação quantifica a evolução dos índices de eficiência técnica do ensino fundamental brasileiro, antes e depois da vigência da Nova LDB, através da estimação de funções Cobb-Douglas de fronteira estocástica de produção educacional. A matriz de dados utilizada foi extraída dos arquivos do MEC, abrange o período 1996-2001 por Estado (dados agregados das redes federal, estadual, municipal e particular) e compreende o ensino fundamental da 5a. a 8a. série. Como variável de produção, empregou-se o número total de alunos concluintes e, como variáveis insumos, o número total de funções docentes, o número total de estabelecimentos e o número total de alunos matriculados. De maneira geral, os resultados encontrados condizem com a realidade do ensino fundamental brasileiro. As regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, apresentam melhores desempenhos por serem mais favorecidas social e economicamente. Já, o Norte e o Nordeste têm os piores índices. Mesmo diante deste quadro, pode-se dizer que com a vigência da Nova LDB, e, conseqüentemente, com os novos parâmetros de atuação do Governo Federal e do MEC, o ensino fundamental brasileiro registrou melhoramentos importantes, pelo menos no quesito de universalização do ensino.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Economia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86750
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar