Empregabilidade: um modelo para a instituição de ensino superior orientar e encaminhar a carreira profissional dos acadêmicos

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Empregabilidade: um modelo para a instituição de ensino superior orientar e encaminhar a carreira profissional dos acadêmicos

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Title: Empregabilidade: um modelo para a instituição de ensino superior orientar e encaminhar a carreira profissional dos acadêmicos
Author: Malschitzky, Nancy
Abstract: Esta tese trata de contextualizar a evolução das exigências do mercado de trabalho no mundo das profissões, assim como, a importância do desenvolvimento, orientação e acompanhamento da empregabilidade de profissionais que estão a busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Trata também de apresentar métodos para identificar o perfil profissional de alunos e ex-alunos de nível superior, com intuito de encontrar uma colocação no mercado de trabalho que venha ao encontro de suas expectativas e conseqüentemente, a desempenhar atividades que tragam maior realização e satisfação pessoal e profissional. Outro ponto fundamental é apresentar um modelo de orientação profissional que permita trabalhar com o planejamento de carreira, possibilitando aos indivíduos o seu auto-conhecimento tão necessário para a participação eficaz em processos seletivos e conseqüentemente para a manutenção de seu trabalho. A abordagem aqui apresentada traz uma análise prática sobre a forma que as Instituições de Ensino Superior, podem auxiliar seus alunos e ex-alunos a identificar suas habilidades e comportamentos a fim de atuarem em um ambiente empresarial em constante mudança. A elaboração deste trabalho de tese torna-se relevante a medida em que irá analisar a eficácia de um setor de Empregabilidade estruturado em uma Instituição de Ensino Superior, que presta serviços de orientação e encaminhamento de jovens e adultos para o mundo do trabalho, através do desenvolvimento pessoal e profissional, estimulando o auto-conhecimento e o planejamento de carreira. Para tanto, esta proposta baseia-se na necessidade de adequar o indivíduo ao trabalho, interagindo conceitos adquiridos no ensino formal com as práticas aplicadas no dia-a-dia das atividades empresariais, tanto para a colocação no primeiro emprego, quanto para a recolocação em novas oportunidades.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86703
Date: 2004


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