Uso da FAQ como base de casos em um sistema tutor inteligente: Demetrius Ribeiro Lima ; orientadora, Marta Costa Rosatelli

DSpace Repository

A- A A+

Uso da FAQ como base de casos em um sistema tutor inteligente: Demetrius Ribeiro Lima ; orientadora, Marta Costa Rosatelli

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosatelli, Marta Costa pt_BR
dc.contributor.author Lima, Demetrius Ribeiro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T09:32:43Z
dc.date.available 2012-10-21T09:32:43Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 248585 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86681
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um Sistema Tutor Inteligente integrado a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, implementando a tutoria inteligente em um curso a distância. Neste contexto, a tutoria inteligente consiste no auxílio e suporte ao aluno durante um curso virtual de modo a orientá-lo no processo de aprendizado, realizando um trabalho de acompanhamento de forma constante. Considerando que a Educação a Distância pode ser definida como um processo de ensino-aprendizagem em que o professor e o aluno estão separados fisicamente, a utilização de recursos tecnológicos que possibilitem a supervisão contínua e imediata deste processo é de grande relevância. O Sistema Tutor Inteligente desenvolvido utiliza como técnica de Inteligência Artificial, o Raciocínio Baseado em Casos, fazendo da Frequently Asked Questions a base de conhecimento do modelo do domínio. Através dela, os casos são recuperados e apresentados ao aluno. O modelo do estudante adapta características do sistema ao perfil do aluno a cada interação deste com o ambiente. As intervenções do sistema, que são acionadas pelo modelo do tutor, são feitas de acordo com este perfil. This work presents an Intelligent Tutoring System that is integrated into a Learning Virtual Environment, implementing intelligent tutoring in a distance course. In this context, intelligent tutoring consists of assisting and supporting the student during a virtual course, aiming to guide the student in the learning process through a permanent accompaniment. Taking into account that Distance Education can be defined as a process of teaching and learning in which the teacher and the student are physically separated, using technological resources that allow immediate and continuous supervising the student is of great relevance. The Intelligent Tutoring System that was developed uses Case-Based Reasoning as an Artificial Intelligence technique to make the Frequently Asked Questions the knowledge base of the domain model. The student model adapts system characteristics to the student profile at each interaction between him or her and the system. The system interventions, which are initiated by the tutor model, are also generated according to the student profile. pt_BR
dc.format.extent ix, 130 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Raciocinio baseado em casos (Inteligencia artificial) pt_BR
dc.subject.classification Sistemas tutoriais inteligentes pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title Uso da FAQ como base de casos em um sistema tutor inteligente: Demetrius Ribeiro Lima ; orientadora, Marta Costa Rosatelli pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
248585.pdf 1.096Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar