dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bornia, Antonio Cezar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rezende, Leonardo Barbosa de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T09:23:32Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T09:23:32Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225031 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86668 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetivou conhecer a variável quantidade de matrículas em relação ao tempo, que define a participação relativa de mercado da rede pública e da rede privada, no atendimento do ensino médio em Uberlândia - MG. Investigou em que tempo e para que quantidades de matrículas este mercado irá se equilibrar e o que se poderá esperar em termos de competitividade. A hipótese é que existe a propensão de equilíbrio para um determinado tempo, associado a uma quantidade de matrículas, que torna este mercado cada vez mais competitivo, requerendo das escolas de ensino médio da rede privada um comportamento empresarial e a adoção de novas técnicas administrativas. Verificou-se, no período de 1991/2002, a redução da participação relativa da rede privada de ensino médio e o aumento da participação relativa da rede pública. Demonstrou que fatores como a taxa de crescimento demográfico, as mudanças socioculturais e a ação das políticas governamentais, da concorrência e da economia, podem interferir na maior ou menor demanda pela rede privada de ensino. Fundamentou competitividade e estratégias competitivas e sugeriu às escolas de ensino médio, da rede privada, a utilização do projeto de negócio, que integra o planejamento estratégico e o anteprojeto, entendido como sendo o estudo que analisa a viabilidade técnica dos investimentos derivados das definições estratégicas, como uma ferramenta de planejamento, gestão, controle e avaliação do desempenho empresarial. Encontrou a quantidade de matrículas e o tempo que define a participação relativa de mercado da rede pública e da rede privada de ensino médio em Uberlândia. Discutiu os resultados do equilíbrio do mercado e do acirramento da concorrência entre as empresas que participam do mercado de ensino médio da rede privada e apresentou o exemplo de uma escola privada de ensino médio que vem obtendo resultados positivos de retorno para seus investimentos, utilizando o projeto de negócio como ferramenta de planejamento, gestão, controle e avaliação do desempenho empresarial. Concluiu a ratificação da hipótese enunciada de equilíbrio do mercado, o aumento da concorrência entre as empresas que participam e buscam o retorno para o capital investido nesse segmento empresarial e a validação do projeto de negócio como ferramenta gerencial que auxilia proprietários, dirigentes e gestores a alcançarem os resultados planejados. Recomendou novas pesquisas que investiguem mais detalhadamente as forças que interferem no aumento ou redução da demanda pelo ensino médio da rede privada, e quais as estratégias competitivas e modelo de projeto de negócio mais indicado às empresas participantes deste segmento empresarial. |
pt_BR |
dc.format.extent |
153 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de segundo grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Minas Gerais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos economicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Minas Gerais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de segundo grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Oferta e procura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas particulares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
O equilíbrio de mercado de ensino médio no município de Uberlândia,MG: um estudo exploratório |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |