O equilíbrio de mercado de ensino médio no município de Uberlândia,MG: um estudo exploratório

DSpace Repository

A- A A+

O equilíbrio de mercado de ensino médio no município de Uberlândia,MG: um estudo exploratório

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bornia, Antonio Cezar pt_BR
dc.contributor.author Rezende, Leonardo Barbosa de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T09:23:32Z
dc.date.available 2012-10-21T09:23:32Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 225031 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86668
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetivou conhecer a variável quantidade de matrículas em relação ao tempo, que define a participação relativa de mercado da rede pública e da rede privada, no atendimento do ensino médio em Uberlândia - MG. Investigou em que tempo e para que quantidades de matrículas este mercado irá se equilibrar e o que se poderá esperar em termos de competitividade. A hipótese é que existe a propensão de equilíbrio para um determinado tempo, associado a uma quantidade de matrículas, que torna este mercado cada vez mais competitivo, requerendo das escolas de ensino médio da rede privada um comportamento empresarial e a adoção de novas técnicas administrativas. Verificou-se, no período de 1991/2002, a redução da participação relativa da rede privada de ensino médio e o aumento da participação relativa da rede pública. Demonstrou que fatores como a taxa de crescimento demográfico, as mudanças socioculturais e a ação das políticas governamentais, da concorrência e da economia, podem interferir na maior ou menor demanda pela rede privada de ensino. Fundamentou competitividade e estratégias competitivas e sugeriu às escolas de ensino médio, da rede privada, a utilização do projeto de negócio, que integra o planejamento estratégico e o anteprojeto, entendido como sendo o estudo que analisa a viabilidade técnica dos investimentos derivados das definições estratégicas, como uma ferramenta de planejamento, gestão, controle e avaliação do desempenho empresarial. Encontrou a quantidade de matrículas e o tempo que define a participação relativa de mercado da rede pública e da rede privada de ensino médio em Uberlândia. Discutiu os resultados do equilíbrio do mercado e do acirramento da concorrência entre as empresas que participam do mercado de ensino médio da rede privada e apresentou o exemplo de uma escola privada de ensino médio que vem obtendo resultados positivos de retorno para seus investimentos, utilizando o projeto de negócio como ferramenta de planejamento, gestão, controle e avaliação do desempenho empresarial. Concluiu a ratificação da hipótese enunciada de equilíbrio do mercado, o aumento da concorrência entre as empresas que participam e buscam o retorno para o capital investido nesse segmento empresarial e a validação do projeto de negócio como ferramenta gerencial que auxilia proprietários, dirigentes e gestores a alcançarem os resultados planejados. Recomendou novas pesquisas que investiguem mais detalhadamente as forças que interferem no aumento ou redução da demanda pelo ensino médio da rede privada, e quais as estratégias competitivas e modelo de projeto de negócio mais indicado às empresas participantes deste segmento empresarial. pt_BR
dc.format.extent 153 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de segundo grau pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Minas Gerais pt_BR
dc.subject.classification Aspectos economicos pt_BR
dc.subject.classification Minas Gerais pt_BR
dc.subject.classification Politica e educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino de segundo grau pt_BR
dc.subject.classification Oferta e procura pt_BR
dc.subject.classification Escolas particulares pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.title O equilíbrio de mercado de ensino médio no município de Uberlândia,MG: um estudo exploratório pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225031.pdf 805.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar