Abstract:
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Este trabalho objetivou verificar o processo estratégico da logística nas empresas de médio e grande porte da indústria de cerâmica de revestimento de Santa Catarina, tendo por base teórica o modelo de tipologia de orientações da estratégia logística desenvolvido por Bowersox e Daugherty (1987). Para melhor compreensão do tema, procedeu-se, inicialmente, a uma síntese da literatura específica para este estudo, sob aspectos tais como estratégia empresarial, logística, cadeia de abastecimento e estudos sobre a estratégia logística. A metodologia descreveu os métodos e as técnicas usados para a coleta e tratamento dos dados da pesquisa. O estudo caracterizou-se, como exploratório assumiu características de um estudo descritivo ao pesquisar, nas empresas da amostra, as apreciações e opiniões relevantes à orientação da estratégia de logística. Foi aplicado um questionário de 33 questões fechadas dividido em cinco áreas, as quais representaram as variáveis para a análise: integração logística; competitividade; estratégia logística; decisões sobre investimentos em armazenamento privado; e ambiente externo. O tratamento dos dados baseou-se no método aplicado no trabalho de McGinnis e Kohn (2002), assumindo pesos para as orientações em cada questão. Antes de analisar os dados, buscou-se conhecer a realidade da região e o ambiente da indústria de cerâmica de revestimento, e de materiais minerais não metálicos, como forma de obter um referencial adequado e realista para a análise dos resultados obtidos com as informações coletadas nas empresas pesquisadas. Os resultados da pesquisa apresentaram as opiniões das organizações da amostra a respeito da logística e dos elementos que, observada a tipologia, consideraram-se estratégicos. Os mercados ocupados, na opinião dos responsáveis pela logística, são definidos como de concorrência acirrada e que exigem um comportamento agressivo para a manutenção do espaço e qualificaram as empresas como concorrentes fortes nos mercados que ocupam. As empresas mostraram preocupação no aspecto de controle e coordenação de atividades logísticas e com os custos envolvidos, dentro da empresas e com os distribuidores, fornecedores, varejistas, intermediários que compõem a cadeia de suprimentos. O serviço ao cliente é considerado um parâmetro competitivo no mercado. A orientação para o processo foi destacada na estratégia que dirige as empresas, no entanto, a orientação para o mercado e informação são integrantes importantes da configuração estratégica para o processo logístico.Concluiu-se que a estratégia da logística nas empresas pesquisadas é resultado de um conjunto de fatores que variam a partir das políticas internas e da estratégia da empresa. |