Modos empregados por uma empresa de produtos injetados plásticos para gerenciar o seu conhecimento disponível: o caso da Multibrás da Amazônia S.A.
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Title:
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Modos empregados por uma empresa de produtos injetados plásticos para gerenciar o seu conhecimento disponível: o caso da Multibrás da Amazônia S.A. |
Author:
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Oliveira, José Roberto Monteiro de
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Abstract:
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A presente dissertação descreve a experiência de uma empresa do setor plástico, do pólo industrial da Zona Franca de Manaus, na adoção da Gestão do Conhecimento. É um estudo de caso desenvolvido na empresa Multibrás da Amazônia S.A., localizada à Av. Solimões, Nº 805, no Distrito Industrial de Manaus. A população-alvo constituiu-se dos integrantes com cargos de gerência, chefia e coordenação, no exercício de suas funções. A amostra foi definida pelo critério de acessibilidade e foi constituída pela seleção de pessoas-chaves relacionadas com o tema. O total de entrevistados foi de 06 (seis) funcionários, correspondendo a 100% da amostra. A coleta de dados foi realizada no período de 04 de março a 30 de abril de 2002. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à entrevista estruturada, composta de perguntas abertas e fechadas divididas em duas partes: a primeira parte abordou os dados profissionais dos respondentes e a segunda parte, enfatizou os dados relacionados aos objetivos específicos da pesquisa. A análise realizada na empresa Multibrás foi baseada na teoria de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, sobre criação do conhecimento na organização, com o foco principal nos conceitos de conversão de conhecimentos tácitos e explícitos. Os resultados mostram a experiência da empresa em Gestão do Conhecimento, de modo implícito e informal. De acordo com os resultados da pesquisa, pode-se afirmar que os diferentes modos de compartilhamento do conhecimento praticados no dia-a-dia da empresa estão sendo empregados numa maior ou menor proporção, sendo que os modos que mais se destacam são a combinação (explícito para explícito) e a internalização (explícito para tácito), sem, no entanto, desconsiderar os outros dois modos, socialização (tácito para tácito) e externalização (tácito para explícito).Vale salientar que as conclusões do presente estudo são representativas exclusivamente no caso da empresa Multibrás da Amazônia S.A., sendo que, desse modo, não permite fazer generalizações para outras empresas e/ou organizações. |
Description:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86584
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Date:
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2003 |
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