Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ferreira, Elaine |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pelizzari, Adriana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T07:57:36Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T07:57:36Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
256503 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86537 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação retoma a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância na aplicação da Pedagogia de Projetos. Apresenta uma proposta de trabalho para alunos do Ensino Fundamental do 3 e 4 ciclo, com base no trabalho com projetos. Este estudo decorre da percepção de que para que a aprendizagem ocorra, é necessário o estabelecimento de relação com o que o aluno já sabe, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulações de situações - problemas, constituindo-se em um desafio para os alunos. Esse olhar para o significado da aprendizagem decorre das mudanças na conjuntura mundial, a globalização da economia e da quantidade de informação, exigindo uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade do conhecimento. Nesse contexto, a Pedagogia de Projetos se coloca, como uma postura relacionada à aprendizagem significativa. Contribuindo para à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às múltiplas dimensões. |
pt_BR |
dc.format.extent |
113 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar