Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia

DSpace Repository

A- A A+

Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Lobo, Márcia Eunice pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T07:48:57Z
dc.date.available 2012-10-21T07:48:57Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 224502 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.title Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224502.pdf 1.272Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar