Uma plataforma de suporte ao gerenciamento do desenvolvimento rápido de produtos tecnológicos através da engenharia simultânea

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Uma plataforma de suporte ao gerenciamento do desenvolvimento rápido de produtos tecnológicos através da engenharia simultânea

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Erdmann, Rolf Hermann pt_BR
dc.contributor.author Borsato, Milton pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T07:21:32Z
dc.date.available 2012-10-21T07:21:32Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 194288 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86474
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo propõe uma estrutura de organização de trabalho baseada nos preceitos da Engenharia Simultânea (ES). Os objetivos foram: (a) levantamento de cenários que contêm modelos de informação e processos para representar o desenvolvimento de produtos; (b) especificação e implementação de um sistema de informação, através do qual os preceitos da ES são aplicados em todas as suas abordagens e; (c) definição de um sistema de métricas que permite avaliar os trabalhos de uma equipe de desenvolvimento sob a ótica da ES. A pesquisa foi de natureza aplicada, utilizou uma abordagem qualitativa e teve caráter exploratório-descritivo quanto aos seus objetivos. Adotou ainda procedimentos técnicos que a classificam como do tipo bibliográfico, de levantamento, pesquisa-ação, participativa e experimental. Quanto aos procedimentos adotados, foram escolhidos dois cenários de desenvolvimento de produto, cujo trabalho de levantamento consistiu em registrar e avaliar entrevistas com engenheiros, projetistas e demais colaboradores de um equipe de desenvolvimento, apurar documentos de referência corporativa para o desenvolvimento de produto, e aplicar métodos reconhecidos, além de outras técnicas desenvolvidas especificamente para este fim. Futuros levantamentos de cenários poderão seguir os mesmos procedimentos. Em seguida, foi especificado um sistema de informações que combina funcionalidades de ferramentas de gestão de dados de projeto, gestão do trabalho colaborativo, gestão do fluxo de trabalho e gestão de recursos de projetos, entre outras. Os cenários levantados são utilizados com a finalidade de permitir a construção de um sistema que atua como agente facilitador para a prática da ES no desenvolvimento de produtos de teor tecnológico. Ao mesmo, tempo, novos cenários podem ser agregados ao sistema de forma a ampliar a sua aplicabilidade. Uma vez especificado o sistema, o banco de dados relacional foi definido através de um diagrama de relacionamento de entidades. As informações dos cenários levantados foram inicialmente implementadas no banco de dados através de scripts SQL, arquivos XML referentes a cronogramas mestres e páginas JSP contendo elementos de navegação em fluxo de trabalho utilizando applets Java. O sistema de informação PSES foi modelado em padrão UML e codificado em linguagem Java, utilizando-se técnicas de programação orientada a objeto para ambiente web. Foram projetadas dezenas de páginas JSP e Javabeans, que consultam uma mesma base relacional de dados através de um pool de conexões via JDBC. O usuário utiliza um navegador convencional para acessar o sistema via protocolo HTTP. No sistema PSES, as diversas funcionalidades estão agrupadas em três modos de uso: administração, gestão e operação. O modo de administração permite o cadastramento de novos usuários, empresas, setores, tipos de arquivos e repositórios a serem utilizados, entre outros. O modo de operação permite ao usuário colaborador de uma equipe de desenvolvimento consultar e modificar dados de projeto através de ações de upload e download de arquivos, conforme seu nível e área de responsabilidade no projeto, atualizar indicadores de progresso das tarefas sobre as quais responde e agendar sessões colaborativas síncronas e assíncronas. O modo de gestão permite ao gerente de projeto operar elementos de informação mestres, como requisitos do cliente e cronograma, configurar o mesmo para a criação de uma equipe, monitorar o fluxo do trabalho e o desempenho da equipe através de diagramas, utilizando como critério o sistema de métricas proposto. pt_BR
dc.format.extent 211 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Projetos de engenharia pt_BR
dc.subject.classification Produtos novos pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Administração de produto pt_BR
dc.title Uma plataforma de suporte ao gerenciamento do desenvolvimento rápido de produtos tecnológicos através da engenharia simultânea pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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