dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cornélio Filho, Plínio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T07:00:32Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T07:00:32Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
204526 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86439 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Há muito tempo que o empreendedor, outrora denominado de mercador, viajante, capitalista de risco, agiota, etc, desequilibra o mercado com suas tomadas de decisão, por muitas vezes ousadas e, surpreendentemente, dignas de aplausos e reconhecimento. Tal personagem deixa suas marcas mesmo após sua morte e torna-se objeto de estudo para gerações seguintes. Em tempos modernos, em um mundo "on-line", cresce ainda mais a atenção e importância no estimulo ao empreendedorismo. Visando a obtenção de um número maior desse personagem vital em qualquer sociedade, esforços se tornam urgentes em fomentar a formação de empreendedores ao invés de aguardar, passivamente, que o mesmo apareça por si só, como acontecia no passado. Assim, neste trabalho de pesquisa é proposta e aplicada uma metodologia de avaliação da performance da educação para o empreendedorismo nos cursos de engenharia do estado de Santa Catarina, utilizando para isso, seus representantes legais, isto é, estudantes e egressos oriundos de uma das seis Instituições de Ensino Superior do referido estado, e seus respectivos cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Através da criação de um instrumento de avaliação de performance, poder-se-á, já nos bancos escolares, corrigir, redirecionar ações no sentido de fomentar, acelerar e multiplicar as probabilidades de formação de empreendedores, que por sua vez, irão colaborar, assim como fizeram seus antepassados, para o desenvolvimento social e econômico da região e do país. |
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dc.format.extent |
xiv, 186 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empreendedorismo |
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dc.title |
A performance da educação para o empreendedorismo nos cursos de engenharia do estado de Santa Catarina: uma metodologia de avaliação abrangendo estudantes e egressos |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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