A performance da educação para o empreendedorismo nos cursos de engenharia do estado de Santa Catarina: uma metodologia de avaliação abrangendo estudantes e egressos

DSpace Repository

A- A A+

A performance da educação para o empreendedorismo nos cursos de engenharia do estado de Santa Catarina: uma metodologia de avaliação abrangendo estudantes e egressos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barcia, Ricardo Miranda pt_BR
dc.contributor.author Cornélio Filho, Plínio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T07:00:32Z
dc.date.available 2012-10-21T07:00:32Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 204526 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86439
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Há muito tempo que o empreendedor, outrora denominado de mercador, viajante, capitalista de risco, agiota, etc, desequilibra o mercado com suas tomadas de decisão, por muitas vezes ousadas e, surpreendentemente, dignas de aplausos e reconhecimento. Tal personagem deixa suas marcas mesmo após sua morte e torna-se objeto de estudo para gerações seguintes. Em tempos modernos, em um mundo "on-line", cresce ainda mais a atenção e importância no estimulo ao empreendedorismo. Visando a obtenção de um número maior desse personagem vital em qualquer sociedade, esforços se tornam urgentes em fomentar a formação de empreendedores ao invés de aguardar, passivamente, que o mesmo apareça por si só, como acontecia no passado. Assim, neste trabalho de pesquisa é proposta e aplicada uma metodologia de avaliação da performance da educação para o empreendedorismo nos cursos de engenharia do estado de Santa Catarina, utilizando para isso, seus representantes legais, isto é, estudantes e egressos oriundos de uma das seis Instituições de Ensino Superior do referido estado, e seus respectivos cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Através da criação de um instrumento de avaliação de performance, poder-se-á, já nos bancos escolares, corrigir, redirecionar ações no sentido de fomentar, acelerar e multiplicar as probabilidades de formação de empreendedores, que por sua vez, irão colaborar, assim como fizeram seus antepassados, para o desenvolvimento social e econômico da região e do país. pt_BR
dc.format.extent xiv, 186 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Engenharia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.title A performance da educação para o empreendedorismo nos cursos de engenharia do estado de Santa Catarina: uma metodologia de avaliação abrangendo estudantes e egressos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
204526.pdf 17.23Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar