Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense

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Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Samohyl, Robert Wayne pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Fernanda Cristina Barbosa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T06:37:28Z
dc.date.available 2012-10-21T06:37:28Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 198634 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86403
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O cenário atual do ensino superior no Brasil, caracterizado pelo excesso de vagas oferecidas, inadimplência e sobretudo pela evasão dos alunos, requer estudos específicos na identificação das causas deste abandono e do custo oculto resultante da deserção dos alunos para as instituições. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver e aplicar uma metodologia utilizando análise fatorial a fim de identificar os fatores que influenciam a decisão do acadêmico de abandonar o sistema de ensino superior. Busca-se ainda calcular o custo desta evasão para as organizações acadêmicas. A implantação do método na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense - sediada em Criciúma (SC) permitiu identificar os fatores que contribuem para o abandono discente. Os resultados encontrados indicam que a Instituição analisada deixa de aumentar em 10% seu faturamento em função da perda dos alunos. Os fatores que mais influenciam a evasão são aqueles internos à instituição como a infra-estrutura deficitária, acervo desatualizado, métodos de avaliação e deficiência didático-pedagógica dos docentes e aqueles externos ou inerentes ao estudantes tais como, as dificuldades financeiras, a escolha equivocada do curso, falta de base para acompanhar as atividades desenvolvidas no curso escolhido e o fato do aluno ter sido admitido em curso que não foi sua primeira opção. Para reduzir a influência destes fatores e aumentar a rentabilidade, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem avaliar continuamente as expectativas e satisfação dos acadêmicos, identificando os problemas e implantando as soluções, prevenindo a deserção dos acadêmicos. pt_BR
dc.format.extent 174 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Evasao universitaria pt_BR
dc.subject.classification Custos pt_BR
dc.title Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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