Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Samohyl, Robert Wayne |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, Fernanda Cristina Barbosa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T06:37:28Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T06:37:28Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198634 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86403 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O cenário atual do ensino superior no Brasil, caracterizado pelo excesso de vagas oferecidas, inadimplência e sobretudo pela evasão dos alunos, requer estudos específicos na identificação das causas deste abandono e do custo oculto resultante da deserção dos alunos para as instituições. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver e aplicar uma metodologia utilizando análise fatorial a fim de identificar os fatores que influenciam a decisão do acadêmico de abandonar o sistema de ensino superior. Busca-se ainda calcular o custo desta evasão para as organizações acadêmicas. A implantação do método na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense - sediada em Criciúma (SC) permitiu identificar os fatores que contribuem para o abandono discente. Os resultados encontrados indicam que a Instituição analisada deixa de aumentar em 10% seu faturamento em função da perda dos alunos. Os fatores que mais influenciam a evasão são aqueles internos à instituição como a infra-estrutura deficitária, acervo desatualizado, métodos de avaliação e deficiência didático-pedagógica dos docentes e aqueles externos ou inerentes ao estudantes tais como, as dificuldades financeiras, a escolha equivocada do curso, falta de base para acompanhar as atividades desenvolvidas no curso escolhido e o fato do aluno ter sido admitido em curso que não foi sua primeira opção. Para reduzir a influência destes fatores e aumentar a rentabilidade, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem avaliar continuamente as expectativas e satisfação dos acadêmicos, identificando os problemas e implantando as soluções, prevenindo a deserção dos acadêmicos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
174 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Evasao universitaria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Custos |
pt_BR |
dc.title |
Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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