Desenvolvimento das etapas de análise e otimização estrutural de uma manga de eixo
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fancello, Eduardo Alberto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Klava, Behno |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T06:22:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T06:22:49Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209127 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86383 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O desenvolvimento tecnológico e a busca constante por sistemas cada vez mais confiáveis, com peso e custos menores, vem sendo a principal preocupação no projeto de sistemas e componentes estruturais. A determinação e adoção de uma metodologia para obtenção de componentes estruturais otimizados é o foco neste trabalho. São abordados questões relativas a metodologia de projeto de sistemas, sendo apresentadas as etapas de análise de componentes estruturais associadas a cada fase do desenvolvimento do projeto. No desdobramento das etapas são abordadas as ferramentas de análise na obtenção de melhores concepções para o componente. Desta forma, é enfatizada a importância da utilização de métodos numéricos na avaliação e obtenção das concepções propostas. Dentre os métodos numéricos, a utilização dos conceitos de otimização estrutural, junto ao método dos elementos finitos, conduz a determinação da melhor geometria para uma dada aplicação. A aplicação destas ferramentas junto às etapas de análise visa minimizar o tempo de desenvolvimento e os custos na concepção de um componente estrutural. O componente estrutural em estudo neste trabalho é a manga de eixo, a qual apresenta interface relacionada aos quatro sistemas responsáveis pelo controle dos movimentos veiculares: sistema de suspensão, sistema de direção, sistema de freio e sistema de transmissão. O material empregado na análise é o ferro fundido nodular ferrítico, utilizado no processo de fabricação de tal componente. Assim, ao término do trabalho é obtido uma manga de eixo dimensionada através da observação das etapas de análise e com geometria adequada aos estados de carga aplicados em um processo de otimização estrutural. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xv, 105 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria automobilistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Otimizacao estrutural |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto estrutural |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Automoveis - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pecas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos e construção |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento das etapas de análise e otimização estrutural de uma manga de eixo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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