Educação de jovens e adultos: um caminho para a cidadania
Show full item record
Title:
|
Educação de jovens e adultos: um caminho para a cidadania |
Author:
|
Castagnolli, Ivane Beatriz Pasetti
|
Abstract:
|
A presente dissertação retrata o trabalho desenvolvido pelo CEEBJA Professor Domingos Cavalli - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, localizado na região metropolitana de Curitiba, mais especificamente na cidade de Campo Largo. O CEEBJA tem por objetivo oferecer oportunidade de escolarização à jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada em decorrência dos mais variados motivos. Dentre os mais citados pelos alunos estão: a necessidade de trabalhar em tempo integral, difícil acesso às escolas, desmotivação em relação aos estudos e em alguns casos para a mulher, imposição da própria família (pais e/ou marido) para interromper os estudos. O retorno aos estudos é assimilado pela grande maioria dos alunos como uma oportunidade de melhora de vida a partir de uma melhor qualificação pessoal. Enfocou-se a entidade com todas as dificuldades que atingem uma empresa do terceiro setor, principalmente no que diz respeito à falta de recursos, e maior empenho da comunidade no apoio as atividades que pretende desenvolver em prol da escolarização básica de jovens e adultos trabalhadores, como também a inclusão digital desses indivíduos. Mantido pelo Governo do Estado do Paraná, o CEEBJA Professor Domingos Cavalli, é supervisionado pela Secretaria do Estado da Educação (SEED - DEJA - Departamento de Educação de Jovens e Adultos), e pretende, por meio de parcerias com o meio empresarial da região, ampliar sua atuação, para melhor atender a necessidade das pessoas menos favorecidas, abrindo-lhes, assim, os caminhos para a cidadania |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86361
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar