Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
Show full item record
Title:
|
Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras |
Author:
|
Mello, Ana Cláudia Collaço de
|
Abstract:
|
Esta tese tem por objetivo apresentar o modelo de apoio didático-pedagógico ao docente do curso de Direito implementado na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unidade de Ensino Colégio Catarinense para auxiliar na inovação de práticas educativas. Para realização da pesquisa, utilizou-se o método indutivo e a técnica da pesquisa-ação, na qual o pesquisador desempenha papel ativo na própria realidade dos fatos observados. Após a etapa de observação do universo em estudo, foi sugerido o plano de ação para os problemas identificados no processo ensino-aprendizagem e iniciou-se o trabalho, em parceria com a Coordenação do Curso, de apoio didático-pedagógico aos docentes. Constatou-se que, embora detentores de conteúdo jurídico inquestionável, os docentes do curso de Direito apresentavam carências didáticas e dúvidas no tocante à aplicação de novas formas de ensinar. Além disso, poucos eram os interessados em questões pedagógicas. As ações desenvolvidas ao longo de três anos foram determinantes para a formação do referencial do corpo docente daquela unidade de ensino. O engajamento e a participação expressiva dos docentes nas atividades elaboradas para o aperfeiçoamento didático; o seu comprometimento com a instituição; as práticas educativas por eles adotadas em sala de aula mostraram que o apoio didático-pedagógico contribuiu decisivamente para a formação dos docentes e para o exercício do magistério. A oportunidade de expansão do apoio didático-pedagógico prestado aos docentes do curso de Direito a outras unidades de ensino consolida-se como resultado significativo deste estudo. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86274
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar