Abstract:
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Este trabalho objetiva verificar a viabilidade de alterar a gestão do processo de arrecadação do INSS, com vistas na implantação do balanced scorecard. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como método o estudo de caso, sendo que a unidade de pesquisa corresponde a um setor da estrutura do órgão previdenciário. Dentro desse contexto busca-se, através de uma amostra intencional, composta de gestores do Setor de Arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social, localizado em Brasília a aplicação de questionários sobre um modelo sugerido para auxiliar na gestão do uso dos recursos humanos e materiais disponíveis dentro de uma racionalidade condicionada. Verificou-se que o modelo do balanced scorecard apresentado para os gestores públicos previdenciários, pareceu-lhes utópico, pelo fato de que o órgão previdenciário, precisamente o Setor de Arrecadação, com o uso do modelo, deverá trabalhar de uma forma sistêmica, que por sua vez, além de proporcionar o entendimento das relações de causa e efeito, funcionará no sentido de impedir que a melhoria em certos aspectos seja obtida às custas da deterioração de outros. No entanto, com base na análise dos dados, conclui-se que sua aplicação viabilizaria o sistema de avaliação de desempenho, alicerçado no uso dos indicadores de ocorrência (lagging indicators) e dos indicadores de tendência (leading indicators), embasados nas quatro perspectivas do balanced scorecard, permitindo uma visão estratégica e recursos que fluam de cima para baixo, bem como, que a implantação, inovação, feedback e aprendizado refluam de baixo para cima, no órgão pesquisado. O balanced scorecard, como novo paradigma na gestão pública, se apresenta em torno de fenômenos que buscam, a partir do significado, compreende-los, ou, até mesmo discuti-los, na busca de estabelecer um conhecimento capaz de oferecer a base de uma nova administração no INSS, num contexto de constante mudança. Vale ressaltar que parte dos instrumentos de que o Setor de Arrecadação necessita para implantar o modelo já existem na instituição, embora que de forma fragmentada. |