Análise de gestão estratégica dos custos de natureza ambiental: estudo de caso em uma empresa do setor cerâmico

DSpace Repository

A- A A+

Análise de gestão estratégica dos custos de natureza ambiental: estudo de caso em uma empresa do setor cerâmico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bornia, Antonio Cezar pt_BR
dc.contributor.author Dalla Libera, Kátia Aurora pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T04:05:39Z
dc.date.available 2012-10-21T04:05:39Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 232135 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86145
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa, a partir de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, a gestão estratégica relacionada à área ambiental adotada por uma empresa do setor cerâmico, bem como, a gestão de custos ambientais realizados pela mesma. O estudo tem como intuito a identificação de como foi implantada a gestão ambiental da empresa Cecrisa S.A, localizada em Criciúma, Santa Catarina. Foram observadas as principais finalidades, os processos inovativos criados ou adaptados pela mesma visando a redução de desperdícios, a reutilização e/ou reciclagem dos resíduos do processo produtivo, os meios introduzidos pelos gestores na busca do comprometimento dos funcionários e o reconhecimento dos processos geradores de custos ambientais. A empresa pesquisada adotou estratégias visando reduzir impactos negativos relacionados ao meio ambiente. Dentre estas estratégias, buscou novas tecnologias, pesquisou e inovou em alguns processos. Encontra-se de acordo com as exigências legais e possui uma boa relação com a comunidade, porém necessita planejar ações para identificação e mensuração destes custos ambientais. Para realizar esta finalidade, de identificar e mensurar custos, é que entram os chamados "gestores ambientais", isto é, profissionais que atuam dentro da empresa adotando métodos de redução de custos nas respectivas atividades geradoras. Através da pesquisa e observação de uma empresa da indústria cerâmica, constatou-se que os gestores possuem papel importante, pois a adoção de um planejamento com métodos de gestão ambiental demonstrou que este pode levar a empresa a obter lucros, reduzir poluição, conquistar novos clientes, etc. Through bibliographical research and a study of case, the present study analyses the strategic management of the environment, adopted by a ceramic industry, as well as the management of the environmental costs carried out by this industry. Thus, the study aims to identify how the environmental management was introduced in Cecrisa S.A., a ceramic industry located in Criciúma, Santa Catarina. It observed the main purposes, the innovative process, which was created or adapted by the industry to reduce waste, the reuse, and/or the recycling of residues from the productive process, the ways introduced by the managers to get workers'commitment and the recognition of the environmental cost generator processes. The company has adopted strategies to reduce negative impacts to the environment, it has used new technology, it has done research and has innovated in some processes. The company is also in accordance with legal requirements and has a good relationship with the community, however, it needs to take action in order to identify and to measure the environmental costs. For this reason it needs environmental managers - qualified professionals who are able to apply methods of cost reduction in the respective generating activities. Then, through research and the observation of a ceramic industry, the study shows how the environmental management system can be introduced in industries, and it also shows that environmental managers have important roles in the process, since the adoption of a plan with environmental management methods can help the company to make profits, to reduce pollution and to attract new customers. pt_BR
dc.format.extent 157 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração de empresas pt_BR
dc.subject.classification Aspectos ambientais pt_BR
dc.subject.classification Gestão estratégica pt_BR
dc.subject.classification Meio ambiente pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.title Análise de gestão estratégica dos custos de natureza ambiental: estudo de caso em uma empresa do setor cerâmico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
232135.pdf 1.300Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar