Treinamento corporativo a distância: uma investigação pelo caminho já trilhado

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Treinamento corporativo a distância: uma investigação pelo caminho já trilhado

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Silva, Elenir dos Santos da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T03:47:45Z
dc.date.available 2012-10-21T03:47:45Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 223172 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86117
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, a velocidade das inovações tecnológicas, associada à competição internacional, demanda um contínuo aperfeiçoamento e atualização na busca de novos conhecimentos. Este cenário tem delineado uma grande transformação nos procedimentos de disseminação de informações, impulsionando as empresas ao constante aprimoramento na criação de seus programas de treinamento. A sobrevivência neste novo mercado exige destas empresas, com um quadro significativo de profissionais, interações em tempo real, atreladas à necessidade de redução de seus custos operacionais. Dentro deste contexto, deparam-se com novos desafios a serem superados, pois ao mesmo tempo em que novas tecnologias vêm promovendo um reencantamento no processo de ensino-aprendizagem, existem dificuldades de preparo dos funcionários quanto ao domínio e uso de novas tecnologias de informação. O treinamento corporativo a distância (TCD) um misto de tecnologia de informação e comunicação associada à EAD vem sendo implementado por diferentes empresas com a finalidade de promover e agilizar o processo de capacitação de seus funcionários. Nesta pesquisa realizada junto às maiores empresas brasileiras, observou-se que ainda é pequeno o percentual de empresas que o utilizam (22%). No entanto, este tipo de treinamento é considerado por seus gerentes como válido, bem aceito, abrangente, que possibilita redução de custos e, pela experiência, deve ser mantido pela empresa. Em contrapartida, existe a resistência dos funcionários pela aprendizagem não presencial e a deficiência no processo de avaliação deste treinamento. Como metodologia inovadora, é válida e existe demanda para a sua utilização. Nowadays, the fast pace of technological innovation, associated with international competition, demands continuous enhancement and updating, in search of new information. This context has determined a great change in procedures for the dissemination of information, moving companies into a continous improvement in the creation of their training programs. Survival, in this new market, requires of companies having a significant number of employees, real time interaction, coupled with the need for the reduction of their operational costs. In this context, one faces new challenges to be overcome because, as new technologies are promoting a rennovation in the teaching-learning process, there are difficulties in the capacitation of employees related to the use of and proficiency in new information technologies. Distance corporate training (DCT), a mixture of information and communication, associated to distance education, has been implemented by different companies, aiming at the promotion and speeding up of the process of capacitation of their employees. In this survey, performed among the largest brazilian enterprises, it was noticeable that only a small percentage of companies use de DCT (22%). However, this type of training is considered, by its managers, to be worthwhile, welcome, widely encompassing, contributing to cost reduction and, by experience, should be maintained by the company. On the other hand, there is a certain resistance, on the part of the employees, towards the learning process without presence, and the lack in the process of evaluation of this kind of training. As a new methodology, it is worthy and there is real demand for its use. pt_BR
dc.format.extent 84 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Universidade corporativa pt_BR
dc.title Treinamento corporativo a distância: uma investigação pelo caminho já trilhado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
223172.pdf 794.8Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar