Em busca da aprendizagem significativa na área da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS, entre a clientela adolescente
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Melo, Maria Tais de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T03:42:32Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T03:42:32Z |
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dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192963 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86108 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho apresenta uma análise da Política Pública do Ministério da Saúde (1999) na área da prevenção das DST e da Aids e de dois materiais audiovisuais utilizados nas escolas junto a clientela adolescente. O objetivo norteador dessa tese é procurar através da análise do material acima citado tentar identificar o que está faltando para que se concretize um processo de aprendizagem significativa na área da prevenção das DST e da Aids entre a clientela adolescente e discutir como as políticas públicas de educação e saúde podem impulsionar esse processo. No decorrer da pesquisa, através de triangulação metodológica, pode-se refletir sobre os pressupostos levantados, os quais apontam as questões culturais e de gênero como temas centrais para a análise do problema e os mesmos sinalizam que para se concretizar um processo de aprendizagem significativa na área da sexualidade adolescente é necessário que as estratégias de informação atinjam a cognição e a emoção desses jovens e que as políticas públicas de educação e saúde nessa área possam centrar seu foco na educação para a vida. Nesse sentido a escola precisa ser um espaço de vivência de direitos, onde as crianças aprendam desde cedo a exercer sua cidadania. Sabe-se que esse é um processo longo, mas nesse trabalho faz-se um alerta as autoridades competentes e responsáveis pela elaboração de políticas públicas, na área da prevenção ao tema específico dessa tese, de que as políticas públicas de educação e saúde devem caminhar juntas, pois um trabalho de prevenção das DST e da Aids entre a clientela adolescente deve passar pelo estudo de estratégias educativas que instrumentalizem os jovens a gerirem autonomamente as informações que recebem e a partir delas construam seu conhecimento sobre o assunto e passem a utilizá-lo no seu dia a dia para a tomada de decisão com relação a proteção de sua saúde física e mental. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Doenças sexualmente transmissiveis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Prevenção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
AIDS (Doença) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Prevenção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politicas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Adolescentes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Em busca da aprendizagem significativa na área da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS, entre a clientela adolescente |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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