Implantação de novas refinarias no Brasil: impactos econômicos e logísticos no abastecimento do país

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Implantação de novas refinarias no Brasil: impactos econômicos e logísticos no abastecimento do país

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Title: Implantação de novas refinarias no Brasil: impactos econômicos e logísticos no abastecimento do país
Author: Abadie, Elie
Abstract: A necessidade crescente de maciças importações de derivados de petróleo, no decênio 2001-2010, e o conseqüente aumento no dispêndio de divisas, no mesmo período, sugerem a necessidade da implantação de novas refinarias no Brasil. Nesse trabalho, são analisados os impactos econômicos e logísticos, com a implantação de novas unidades industriais. Observa-se, também, a questão da redução da dependência externa na importação de derivados. Inicialmente, faz-se um histórico da situação petrolífera mundial, mostrando os desdobramentos das crises mundiais sobre o refino e suas margens de lucratividade. Discute-se, na seqüência, o cenário nacional, mostrando a evolução do consumo de derivados, da produção de petróleo e da capacidade de refino nos últimos anos. São apresentados cenários para a evolução do mercado de derivados, a evolução da produção de petróleo no país, a evolução do refino mundial e previsões de preços futuros para petróleo e derivados, com diferentes taxas anuais de crescimento, até o final da década. Propõe-se um modelo que quantifica anualmente as necessidades de importação de derivados, levando-se em consideração, em paralelo, os volumes de petróleo nacional exportado, para as diversas situações abordadas. A economia de divisas para o país na década, com a implantação, ou não, de outras refinarias é, também, enfocada. Simulam-se algumas alternativas, para o aumento da capacidade de refino, destacando a economia de divisas proporcionadas em cada um dos cenários. Um perfil de refino, visando atender mais racionalmente e com maior flexibilidade o mercado brasileiro, é sugerido. As várias unidades que compõem as refinarias, com suas capacidades, rendimentos e produções são discutidas, mostrando possíveis perfis de produção de derivados, em duas hipóteses de maximização de produtos. Análises de critérios de alocação para as novas refinarias são feitas, mostrando os vários aspectos que podem influenciar na tomada de decisão. Enfim, a dissertação apresentada evidencia as diversas vantagens para o Brasil, sob os ângulos econômico, logístico e social, da implantação de novas unidades de refino, analisando-se o caráter estratégico para o abastecimento do país. The growing imports of oil products in the decade 2001-2010, and the increasing foreign currency expenditures in the same period, suggests the need for new oil refineries in Brazil. In this work, the economical and logistic impacts caused by the implantation of new industrial units in Brazil are analysed. It is also discussed the external dependence on import oil products. Initially, world oil historical aspects are discussed, showing impacts of different world crisis on the oil refining and refining profits. The work follows with Brazilian scenario is discussed, showing the evolution of oil production, the import of oil products and Brazilian refining capacities in the last years. Differents views of the evolution of oil products markets, Brazilian oil production, world refining capacities and oil prices forecasts for different annual growing rates are presented for the next decade. It is proposed a model that quantify annually the product import needs, taking into account the volumes of local produced oil, for the various situation discussed. Foreign currency balance in the decade whit the building, or not, of other refineries is also focused. A few alternatives are simulated for the increase in refining capacity, and foreign currency balance for each situation is discussed. A refinery profile that fits to the Brazilian market is suggested. Brazilian refinery capacities and product output are also mentioned, showing possible production product distribution in various schemes. Many aspects that could affect decision on new refineries are discussed. Finally, this work presents the various advantages for Brazil that could arise from the construction of new refineries units, under economics, logistic and social points of view.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86107
Date: 2003


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