General intentions, literal meanings, The figure in the Carpet, James, Tate, and i, the reader

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General intentions, literal meanings, The figure in the Carpet, James, Tate, and i, the reader

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Título: General intentions, literal meanings, The figure in the Carpet, James, Tate, and i, the reader
Autor: Fortier, Eric Thomas
Resumo: Apesar dos contra-argumentos persuasivos, intencionalidade - a noção de que o significado de uma obra literária é a intenção do autor - continua a influenciar vários críticos e leitores. Esta dissertação investiga o debate do século XX sobre intencionalidade, vendo-o na sua essência como uma discordância sobre o significado da palavra 'significado.' Os principais paradigmas teoréticos usados correspondem às três fontes ou 'pólos' de significado: autor (E.D. Hirsch), texto (W. K. Wimsatt and Monroe C. Beardsley) e leitor (Stanley Fish). Esta investigação situa-se no contexto de duas obras literárias que dramatizam a busca pela intenção do autor: o conto de Henry James "The Figure in the Carpet" ("A Figura no Tapete", 1896), e o poema de James Tate "The Figure in the Carpet" (1997). Através de análises destas obras, algumas das ramificações das três teorias de significado são discutidas e as concomitantes metodologias interpretativas são avaliadas.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86055
Data: 2003


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