O paradigma de relações entre o adolescente e as tecnologias
Mostrar registro completo
Título:
|
O paradigma de relações entre o adolescente e as tecnologias |
Autor:
|
Henriques, Sílvia Moreira de Oliveira
|
Resumo:
|
Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão dos efeitos que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, enquanto mídias presentes e atuantes na atual sociedade em que vivemos, têm sobre os adolescentes de todos os tempos, enfatizando a geração do século XXI. O trabalho conceitua o vir a ser do adolescente e das principais teorias psicológicas de desenvolvimento que influenciam o fazer pedagógico educacional no Brasil e no mundo, diante dos desafios propostos pela tecnologia que cerca a escola e precisa interagir com ela de forma pedagógica, atuante e coerente com as propostas educacionais modernas e as necessidades dos alunos que estão em nossas salas de aula. Objetiva analisar o papel da educação nesse contexto de mudanças na vida não só dos adolescentes, mas de toda a sociedade e, de forma enfática, a atuação dos professores e da escola atual, enquanto ambiente privilegiado de construção do conhecimento, que deve se posicionar frente aos desafios de formar os cidadãos deste século. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86019
|
Data:
|
2003 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo