O trabalhador portador de dificiência visual: um estudo de caso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bastos, Lia Caetano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Golin, Andréa Feller |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T02:10:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T02:10:55Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198581 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85991 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo verificar a participação das pessoas portadoras de deficiência visual no mercado de trabalho em Florianópolis. A pesquisa busca também analisar a situação educacional destes trabalhadores, bem como a participação e o encaminhamento do processo de qualificação de tais sujeitos. A pesquisa conta com a participação de trabalhadores associados à ACIC - Associação Catarinense para Integração do Cego - . A análise dos dados evidencia que o processo educacional vivenciado pelos pesquisados foram permeados por dificuldades no cotidiano escolar, expressas em função dos obstáculos aos recursos didáticos e também a metodologia e a forma como atuaram os professores em sua prática pedagógica. Quanto ao mercado de trabalho, observou-se nesta pesquisa que estes trabalhadores encontram-se exercendo ocupações pré-determinadas, resultante de enquadramentos e determinismos que foram se desenvolvendo por razões históricas de preconceito e discriminação. As medidas necessárias para facilitar e proporcionar o processo de inclusão educacional e profissional traduzem-se na necessidade de atualização dos docentes e acesso aos recursos pedagógicos, bem como a atualização das instituições especializadas no tocante aos cursos de qualificação profissional oferecido à esta população. Assim, há expectativas de que com melhores condições no processo ensino-aprendizagem, o sujeito com deficiência visual possa se qualificar e estar mais preparado para ser incluído no mundo do trabalho e consequentemente na sociedade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
102 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalhadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualificações profissionais |
pt_BR |
dc.title |
O trabalhador portador de dificiência visual: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar