O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série

Show full item record

Title: O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
Author: Mello, Laércio de
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Geografia de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental, o qual resultará em uma coleção de quatro volumes. Para nortear a proposta deste trabalho, apresentamos a seguinte ordem: um histórico da ciência geográfica, mostrando seus primórdios com pensadores, como Karl Ritter, Humboldt, Friedrich Ratzel, Elisée Reclus, entre outros; depois, foi feita uma discussão sobre os fundamentos da Geografia enquanto ciência, apresentando o seu objeto de estudo; na seqüência, faz-se outra discussão e se estabelece uma relação entre o ensino da Geografia e a aprendizagem da Cartografia, como um dos pilares, para que o aluno consiga fazer uma leitura de mundo; por último, apresentou-se a proposta que se concretizará em uma coleção de 4 livros didáticos para o ensino de Geografia de 1.ª a 4.ª série, dos quais o primeiro já está concluído - no prelo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85894
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
PEPS3607.pdf 4.053Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar