A capacitação de professores para o uso da informática na educação: em busca de um avanço significativo no processo de ensino-aprendizagem
Show full item record
Title:
|
A capacitação de professores para o uso da informática na educação: em busca de um avanço significativo no processo de ensino-aprendizagem |
Author:
|
Borges Neto, Luiz
|
Abstract:
|
Este trabalho classifica a capacitação dos professores para o uso dos computadores na educação em níveis, o primeiro nível mostra ao professor o computador e seus aplicativos disponíveis; o segundo nível mostra ao professor as possibilidades de uso do computador na prática pedagógica; e o terceiro nível de capacitação de professores, aqui proposto, procura discutir o uso dos computadores no processo de ensino-aprendizagem, de forma colaborativa e construcionista, onde o aluno deixa de ser um agente passivo e passa a ser ativo no processo, na medida que reflete, discute, pensa, colabora com os demais, re-elabora os conhecimentos e constrói saberes. A proposta surge de um estudo de caso na Organização Educacional Expoente, de Curitiba, Paraná, instituição de renome nacional e que se destaca nas áreas de elaboração de material didático, desde material apostilado da Pré-Escola ao Pré-Vestibular, até a confecção de softwares educativos e outros aplicativos voltados ao ensino. Esta Organização prima pela capacitação dos seus professores, que já teriam cumprido os dois primeiros níveis, estando aptos a iniciar um novo degrau da utilização dos computadores, voltado a uma sociedade globalizada. Neste nível de capacitação o ensino é focado na pesquisa, na criação, na reestruturação de idéias, nas descobertas e nas construções. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85889
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar