Estratégia para utilização de ferramentas da qualidade no serviço público: uma proposta para melhoria no processo de atendimento aos consumidores no PROCON-SC

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Estratégia para utilização de ferramentas da qualidade no serviço público: uma proposta para melhoria no processo de atendimento aos consumidores no PROCON-SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Francisco Pereira da pt_BR
dc.contributor.author Loureiro, Gean Marques pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T00:24:27Z
dc.date.available 2012-10-21T00:24:27Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 227751 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85865
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa apresenta uma estratégia de utilização de ferramentas da qualidade para melhoria no processo de atendimento aos consumidores no PROCON - SC. Destaca a importância da qualidade no serviço público, o histórico do Direito do Consumidor e a evolução dos órgãos de defesa do consumidor. Realiza uma análise da estrutura do PROCON - SC e seus servidores, em especial da Ouvidoria, que é o setor responsável pelo atendimento aos consumidores. Elabora o fluxograma do processo, facilitando sua visualização e descrevendo todos os eventos. Identifica os problemas do processo, realizando brainstorming com os servidores e entrevista não-estruturada com os consumidores. Utiliza a matriz gravidade x urgência x tendência - GUT, para dentre os problemas identificados, priorizar os seguintes: instalações físicas inadequadas, tempo elevado de espera dos consumidores e incapacidade para esclarecimento de dúvidas técnicas aos consumidores. Para cada problema priorizado mostra no diagrama de causa-efeito a relação entre a característica da qualidade e os seus fatores, apontando as causas mais prováveis. Gera alternativas de solução aos problemas priorizados, orientando as diversas ações que devem ser implementadas para eliminação das causas com o plano de ação (5W2H), definindo de maneira clara as responsabilidades para execução das ações. A estratégia apresentada de utilização das ferramentas da qualidade no serviço público demonstra que o administrador público deve proceder de maneira mais lógica e racional, garantindo a real identificação de todos os atributos que colaboram para a ocorrência do processo, buscando a melhoria de sua qualidade. pt_BR
dc.format.extent 90 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Serviço público pt_BR
dc.subject.classification Controle de qualidade pt_BR
dc.subject.classification Defesa do consumidor pt_BR
dc.title Estratégia para utilização de ferramentas da qualidade no serviço público: uma proposta para melhoria no processo de atendimento aos consumidores no PROCON-SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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