Endomarketing: um estudo de caso na Gerência de Análise de Crédito do Banco do Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Endomarketing: um estudo de caso na Gerência de Análise de Crédito do Banco do Brasil

Show full item record

Title: Endomarketing: um estudo de caso na Gerência de Análise de Crédito do Banco do Brasil
Author: Susin, Leandro José
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo avaliar se a Gerência de Análise de Crédito do Banco do Brasil utiliza os conceitos de Endomarketing para melhorar o seu desempenho e atingir os seus objetivos organizacionais, além de caracterizar a satisfação das partes envolvidas com a Gerência - unidades de negócio (agências), funcionários e Comitê de Administração da Diretoria de Crédito do Banco. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica procura contextualizar o tema Endomarketing e assuntos correlatos tais como: comunicação, motivação e satisfação no trabalho, liderança, qualidade, cultura e clima organizacional. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva que utiliza as formas de estudo de caso, pesquisa de campo, pesquisas de opinião e pesquisa documental. Após a coleta os dados foram tabulados e criticados. Os resultados apontam que os conceitos de Endomarketing são praticados na Gerência, ainda que não exista uma estratégia corporativa institucionalizada em todas as Divisões que compõe a Organização analisada e que existam diversas oportunidades de melhoria. A pesquisa de satisfação das agências revelou que é bom o nível geral de satisfação com a qualidade dos trabalhos. A pesquisa de clima organizacional evidenciou que os funcionários estão motivados e satisfeitos com as condições de trabalho e com as lideranças. Também é boa a satisfação do Comitê de Administração da Diretoria na qual está inserida a Gerência, no que diz respeito à produtividade, prazos, qualidade do trabalho e dos processos finalísticos. Como oportunidades de melhoria do desempenho o trabalho recomenda: a instituição permanente de pesquisas de satisfação das agências e de clima organizacional; a elaboração de plano de visitas aos clientes; a revisão do fluxo de informações e canais de comunicação internos; a criação de indicadores que mensurem aspectos ligados ao clima e motivação dos funcionários.
Description: Dissertação [mestrado] - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85837
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
227749.pdf 1.612Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar