Do tear à tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de aprendência

DSpace Repository

A- A A+

Do tear à tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de aprendência

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Dal Molin, Beatriz Helena pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T22:10:36Z
dc.date.available 2012-10-20T22:10:36Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199829 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85722
dc.description Tese (doutorado) - Univesidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A tese denominada Do Tear à Tela uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de aprendência aponta para um fazer pedagógico em cujo contexto a tecnologia e a linguagem, em suas mais variadas formas de expressão, são elementos estruturantes da cognição e da subjetividade. Um fazer no qual a totalidade pode ser vista, apreendida, reordenada de forma mais ampla e significativa. Realiza experiências voltadas para as articulações possíveis entre a tecnologia de Comunicação Digital e a linguagem, procurando, em relação a essa última, abarcar, pela exploração de seu potencial, as várias dimensões em que se constitui, bem como entre os sentidos produzidos em seu emprego em sala de aula, entrelaçando nessa tessitura palavras, imagens, formas, cores, sons, movimento, multimídia, ciberespaço como caminhos possíveis à condução de novas práticas de Aprendência no espaço educacional da cibercultura aberta para a pluralidade de sentidos. Repensa o fazer pedagógico como o espaço onde as novas relações simbólicas entre sujeitos, instituições de ensino e sociedade devem ser redimensionadas a partir da atuação interativa entre humanos e não-humanos. Apresenta ainda aplicativos pedagógicos produzidos com base neste outro modo do fazer pedagógico realizado como pesquisa-ação no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) da UFSC, como também o exercício do entrelaçamento entre o discurso científico, o discurso da pesquisadora e o discurso proferido pelos aprendentes durante as vivências educativas das quatro turmas de Tecnologia de Comunicação Digital e Transposição Didática (TCD) no lócus virtual real do Atelier que se atualizou e se atualiza cotidianamente no LANTEC e na vida de cada aprendente. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comunicação pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Subjetividade pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Do tear à tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de aprendência pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Etges, Norberto Jacob pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
199829.pdf 8.620Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar