Analise do sistema de recolhimento e confirmação de pedidos para o mercado Brasil, FIAT on line e sua ferramenta Focus: um estudo de caso da FIAT Automóveis S/A

DSpace Repository

A- A A+

Analise do sistema de recolhimento e confirmação de pedidos para o mercado Brasil, FIAT on line e sua ferramenta Focus: um estudo de caso da FIAT Automóveis S/A

Show full item record

Title: Analise do sistema de recolhimento e confirmação de pedidos para o mercado Brasil, FIAT on line e sua ferramenta Focus: um estudo de caso da FIAT Automóveis S/A
Author: Mesquita, Vicente Rodrigues de
Abstract: Pesquisa que aborda a questão do sistema logístico de recolhimento de pedidos, Fiat On Line, e sua ferramenta Focus, pesquisando os volumes de pedidos redirecionados, no que tange a configurações, grupos de componentes com maiores índices de utilização, tempos de produção e faturamento. O que caracteriza a pesquisa é o estudo de caso, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos na Fiat Automóveis S/A, através de fontes primárias e secundárias, para ajudarem no diagnóstico e tratamento do problema. A análise dos dados foi predominantemente a análise quantitativa do caso estudado. A fundamentação teórica discute a competitividade alinhada a estratégia e esforços de melhoria de qualidade. Dentro destas estratégias competitivas está o sistema logístico, que tem por finalidade investir em processamento de dados, sistemas, tecnologias e satisfação do cliente. Fortes tendências e fatores tecnológicos estão direcionando essa mudança na estratégia das empresas. O sistema de informação auxilia as empresas a suprirem a necessidade de informações internas e externas em um curto espaço de tempo, advinda das rápidas mudanças que ocorrem no mercado. A tecnologia da informação é um dos fatores responsáveis pelo sucesso das empresas, tanto no nível de sobrevivência quanto no aumento da competitividade. A análise de resultados mostrou que a competitividade do tempo de entrega, como fator competitivo, passa pela correção dos tempos de produção levantados neste estudo. A manutenção do tempo como fator de competitividade passa pela adequação da ferramenta FOL, o Focus. Comprovou-se que 40,7% dos pedidos efetuados na Fiat Automóveis foram entregues fora do prazo, com atraso de produção por motivos diversos no sistema produtivo. Assim, a Fiat Automóveis necessita rever o novo modelo de recolhimento e gestão dos pedidos no sistema Focus, para disponibilizar, em automático, parte dos pedidos no ato do seu recolhimento.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85649
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
195724.pdf 298.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar