Abstract:
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Pesquisa que aborda a questão do sistema logístico de recolhimento de pedidos, Fiat On Line, e sua ferramenta Focus, pesquisando os volumes de pedidos redirecionados, no que tange a configurações, grupos de componentes com maiores índices de utilização, tempos de produção e faturamento. O que caracteriza a pesquisa é o estudo de caso, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos na Fiat Automóveis S/A, através de fontes primárias e secundárias, para ajudarem no diagnóstico e tratamento do problema. A análise dos dados foi predominantemente a análise quantitativa do caso estudado. A fundamentação teórica discute a competitividade alinhada a estratégia e esforços de melhoria de qualidade. Dentro destas estratégias competitivas está o sistema logístico, que tem por finalidade investir em processamento de dados, sistemas, tecnologias e satisfação do cliente. Fortes tendências e fatores tecnológicos estão direcionando essa mudança na estratégia das empresas. O sistema de informação auxilia as empresas a suprirem a necessidade de informações internas e externas em um curto espaço de tempo, advinda das rápidas mudanças que ocorrem no mercado. A tecnologia da informação é um dos fatores responsáveis pelo sucesso das empresas, tanto no nível de sobrevivência quanto no aumento da competitividade. A análise de resultados mostrou que a competitividade do tempo de entrega, como fator competitivo, passa pela correção dos tempos de produção levantados neste estudo. A manutenção do tempo como fator de competitividade passa pela adequação da ferramenta FOL, o Focus. Comprovou-se que 40,7% dos pedidos efetuados na Fiat Automóveis foram entregues fora do prazo, com atraso de produção por motivos diversos no sistema produtivo. Assim, a Fiat Automóveis necessita rever o novo modelo de recolhimento e gestão dos pedidos no sistema Focus, para disponibilizar, em automático, parte dos pedidos no ato do seu recolhimento. |