Abstract:
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A humanização é uma das buscas incessantes do ser humano na atualidade e tem sido um caminho muito utilizado porque, através dela, o homem começa a aprender e usufruir um relacionamento que pode lhe trazer uma certa satisfação interior. Pode ser constatado nos hospitais pela luta incansável do homem contra as doenças que o acometem e para as quais os médicos já sabem que não adianta apenas prescrever o tratamento certo, é preciso cuidar do bem-estar do paciente, tratá-lo com humanização. Esta dissertação tem como objetivo conhecer a humanização em seus vários aspectos e aplicá-la como um processo em que um hospital pode utilizá-la ou se já a utiliza, melhorá-la. Para alcançar esse objetivo, foi elaborado um referencial teórico, onde se abordam os seus conceitos, sua importância e a experiência nos serviços de saúde na rede pública no Brasil. A partir desses conhecimentos, foi realizado um estudo de caso no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba, através de uma pesquisa, utilizando-se de entrevistas dirigidas aos pacientes e funcionários, visando permitir conhecer a realidade referente à humanização naquele estabelecimento. A análise dos discursos permitiu conhecer a opinião de cada um dos entrevistados e, a partir disso, foi desenvolvida uma discussão dos resultados, onde foram destacados alguns aspectos quanto essa prática. O diagnóstico situacional do hospital indicou resumidamente os resultados alcançados, tendo como focos norteadores a eficácia, a eficiência e a adaptabilidade. Após essa fase, a melhoria do processo foi o passo seguinte, propondo-se um processo de comunicação baseado no que se deve evitar e no que ressaltar, partindo-se, em seguida, para o reinício do processo, envolvendo-se ajustamentos em valores, mudanças nos níveis de crenças e outros. A conclusão permitiu conhecer o resultado da pesquisa, e também são apontadas algumas reflexões quanto à importância da humanização nos hospitais. |