Contribuição ao estudo da durabilidade de pontes em concreto do sistema rodoviário de Santa Catarina (Litoral e Vale do Itajaí)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Padaratz, Ivo Jose |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mattje, Álysson |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T20:29:31Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T20:29:31Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
194439 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85597 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nos dias de hoje, em função de diversos fatores, o estudo de problemas patológicos na construção civil vem crescendo com bastante intensidade. Isto se deve ao fato de que há pouco tempo, pensava-se que as estruturas de concreto durariam indefinidamente. Atualmente já está provado que isto não é verídico. Uma ponte, para atingir uma vida útil para qual foi projetada, necessita de manutenção. Com o objetivo de avaliar o estado de algumas pontes no Estado de Santa Catarina, selecionou-se 10 (dez) pontes inseridas em rodovias estaduais, sendo 5 (cinco) localizadas na Ilha de Florianópolis e outras 5 (cinco) na região do Vale do Rio Itajaí, mais precisamente nos municípios de Gaspar e Luís Alves. Nestas pontes procurou-se avaliar o estado geral das mesmas e a realização dos ensaios de profundidade de carbonatação, teor de cloretos, medidas de potencial de corrosão e esclerometria. Os locais escolhidos para a realização dos ensaios sempre tiveram como limitador a acessibilidade ao local. A partir dos estudos realizados nessas pontes pode-se verificar que houve uma certa homogeneidade da dureza superficial do concreto nas pontes pesquisadas e que a carbonatação não superou o cobrimento existente, não atingindo, portanto, as armaduras existentes. Em relação à contaminação de íons cloretos, verificou-se que as pontes localizadas no Vale do Itajaí, com idade variando entre 45 (quarenta e cinco) e 15 (quinze) anos, não apresentaram tal contaminação, sendo verificada apenas em três pontes localizadas na Ilha de Florianópolis, (idade de 30 anos), com valores superando o limite de 0,30% em relação à massa de cimento. Apesar destas últimas pontes estarem contaminadas por cloretos, verificou-se apenas um elevado potencial de corrosão (mais negativo que -350mV) em uma delas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xvi, 188 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pontes de concreto |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Contribuição ao estudo da durabilidade de pontes em concreto do sistema rodoviário de Santa Catarina (Litoral e Vale do Itajaí) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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