O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia

DSpace Repository

A- A A+

O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Silva, Valdemir da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T20:06:49Z
dc.date.available 2012-10-20T20:06:49Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 195203 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85561
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, tendo como suporte a grande evolução tecnológica nos meios de produção e principalmente nas comunicações, vem alterando profundamente o modo de vida das pessoas. A evolução tecnológica é constante, em todas as áreas da atividade humana, portanto é necessário que o profissional se atualize constantemente. A escola e toda a comunidade escolar deverá adaptar-se as mudanças que o novo milênio impõe. A presente dissertação propõe despertar o profissional de educação para o seu fazer pedagógico. E avaliar as possibilidades do uso computador na educação, através da análise de um software - Bioquímica Educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Para analisarmos o fazer pedagógico do profissional de educação (em especial, o professor) partimos de uma questão epistemológica - a concepção de conhecimento - que cada profissional tem inserida em sua prática pedagógica. Assim definimos duas categorias de professores: Professores praticante e Professores aprendentes, que trazem a concepção de que o conhecimento é um produto acabado, ou, o processo em constante auto-organização; respectivamente. A avaliação as possibilidades do uso computador na educação, em especial do software educativo, é feita através da análise do software - Bioquímica educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Fazemos a caracterização dos diversos tipos de softwares e uma discussão da aplicabilidade do software, bem como a relação dos professores com a tecnologia. pt_BR
dc.format.extent 94 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Biologia pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
195203.pdf 1.100Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar