Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletrônico escolar Extra, Extra

DSpace Repository

A- A A+

Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletrônico escolar Extra, Extra

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Santos, Eloina de Fátima Gomes dos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T19:16:37Z
dc.date.available 2012-10-20T19:16:37Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 227707 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85488
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa pretende fazer algumas reflexões e apontar alternativas sobre a utilização de ambientes digitais no sentido de oferecer condições ao aprendizado colaborativo. O objeto de estudo é o Projeto Extra, Extra, realizado em escolas municipais de 5ª a 8ª série, em Curitiba, que faz uso do software Pluto para a produção de jornal eletrônico escolar. Uma questão de relevância, diz respeito ao funcionamento dos mecanismos de colaboração presentes no espaço escolar e tem-se como hipótese que a utilização de computadores e, em especial, ferramentas digitais que possibilitam a interação, como é o caso do software Pluto e a Internet, podem estimular a reconstrução da prática pedagógica, na direção de currículos escolares não-lineares. A metodologia para este estudo de caso lançou mão de vários instrumentos: de observação in loco, acompanhando a trajetória do projeto piloto durante todo seu tempo de realização; de entrevistas estruturadas feitas a alunos e professores participantes e equipe pedagógico-administrativa das escolas envolvidas; de análise aos jornais publicados na WEB. Com base nos dados obtidos os resultados mostram como ocorreu a colaboração durante a realização do projeto e apresenta parecer sobre o que foi dito e observado, procurando atrelar esta análise às bases teóricas que retratam elementos relacionados a interação, colaboração e pensamento em rede. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.subject.classification Jornais eletrônicos pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletrônico escolar Extra, Extra pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
227707.pdf 2.934Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar