Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletrônico escolar Extra, Extra
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cruz, Dulce Márcia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Eloina de Fátima Gomes dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T19:16:37Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T19:16:37Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227707 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85488 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa pretende fazer algumas reflexões e apontar alternativas sobre a utilização de ambientes digitais no sentido de oferecer condições ao aprendizado colaborativo. O objeto de estudo é o Projeto Extra, Extra, realizado em escolas municipais de 5ª a 8ª série, em Curitiba, que faz uso do software Pluto para a produção de jornal eletrônico escolar. Uma questão de relevância, diz respeito ao funcionamento dos mecanismos de colaboração presentes no espaço escolar e tem-se como hipótese que a utilização de computadores e, em especial, ferramentas digitais que possibilitam a interação, como é o caso do software Pluto e a Internet, podem estimular a reconstrução da prática pedagógica, na direção de currículos escolares não-lineares. A metodologia para este estudo de caso lançou mão de vários instrumentos: de observação in loco, acompanhando a trajetória do projeto piloto durante todo seu tempo de realização; de entrevistas estruturadas feitas a alunos e professores participantes e equipe pedagógico-administrativa das escolas envolvidas; de análise aos jornais publicados na WEB. Com base nos dados obtidos os resultados mostram como ocorreu a colaboração durante a realização do projeto e apresenta parecer sobre o que foi dito e observado, procurando atrelar esta análise às bases teóricas que retratam elementos relacionados a interação, colaboração e pensamento em rede. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jornais eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletrônico escolar Extra, Extra |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar