O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Lúcia H. Takase pt_BR
dc.contributor.author Santos, Silvana Sidney Costa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T18:30:20Z
dc.date.available 2012-10-20T18:30:20Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 190580 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85419
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Os objetivos deste estudo foram identificar as características do ensino da enfermagem gerontogeriátrica, nas publicações da enfermagem brasileira; refletir sobre o ensino da enfermagem gerontogeriátrica nos cursos de graduação, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem (281 resumos, 260 sobre gerontogeriatria e 21, acerca do ensino da enfermagem gerontogeriátrica) e sete periódicos da enfermagem nacional: Revista Texto e Contexto em Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista Enfermagem da UERJ, Revista da RENE, REBEN, Revista Latino-Americana de Enfermagem (186 números de revistas, nos quais 88 artigos foram sobre gerontogeriatria e nove, referiram o ensino da enfermagem gerontogeriátrica), considerando-se o período de 1991 a 2000. O corpus deste estudo foi composto por 16 artigos científicos, sobre o ensino da enfermagem gerontogeriátrica, nos quais utilizou-se o software para análise qualitativa - QRS-NUD*IST4. Os resultados obtidos permitiram perceber a existência deste ensino, no período pesquisado, tendo como modos de condução: a matéria obrigatória, a inserção de conteúdos específicos em matérias diversas, a participação em trabalhos de extensão e a realização de estágios extracurriculares. Os conteúdos foram apresentados através dos temas: idoso; envelhecimento; velhice; gerontologia e geriatria; enfermagem gerontogeriátrica voltada a aspectos conceituais, processo de trabalho, processo de enfermagem, cuidados aos idosos - asilados, dependentes e submetidos a cirurgia, cuidado familiar, cuidado ao cuidador familiar e atendimento domiciliário. Estes achados emprestam forte apoio à tese de que a enfermagem brasileira já começa a perceber que a área gerontogeriátrica é uma lacuna ainda não preenchida e que suscita caminhos para uma ação profissional autônoma e/ou em equipes multidisciplinares e trabalhos interdisciplinares e/ou transdisciplinares. Refletir sobre o ensino da enfermagem gerontogeriátrica, ou de qualquer outra matéria, na enfermagem, por meio dos princípios da Complexidade de Edgar Morin é perceber o ensino educativo enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada, aberta, globalizada, ética, dialógica, recursiva, hologramática; e direcioná-lo: a adquirir competências, liberdade e solidariedade; a desenvolver habilidades cognitivas, a aprender a pesquisar, a desenvolver aulas práticas e/ou estágios e outras atividades voltadas ao cuidado ao idoso e a realizar a religação dos saberes com outras disciplinas, tendo como alvo principal deste ensino educativo os cuidados: humano, profissional e ecológico. pt_BR
dc.format.extent 199 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Gerontologia pt_BR
dc.subject.classification Geriatria pt_BR
dc.title O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
190580.pdf 601.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar