O relacionamento e as novas configurações entre montadoras de automoveis e seus fornedores

DSpace Repository

A- A A+

O relacionamento e as novas configurações entre montadoras de automoveis e seus fornedores

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Mirian Buss pt_BR
dc.contributor.author Marini, Marco Leandro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T18:26:46Z
dc.date.available 2012-10-20T18:26:46Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 227955 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85413
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho serão analisadas as relações entre montadoras de automóveis e seus fornecedores diretos, tendo como empresas pesquisadas duas montadoras inauguradas a menos de 10 anos e duas montadoras estabelecidas a mais de 25 anos. Tem-se como objetivo do trabalho analisar os tipos de relacionamento entre estas quatro montadoras da indústria automobilística estabelecidas no país e seus grupos de fornecedores, com foco nas novas configurações e técnicas adotadas por estas empresas atualmente, sob o enfoque da logística e do Comakership. Para a realização deste estudo, os fornecedores foram divididos em três grandes grupos homogêneos: os fornecedores sistemistas, que disponibilizam às montadoras subconjuntos completos prontos para a montagem final; os demais fornecedores nacionais, que disponibilizam peças ou matérias-primas às montadoras; e os fornecedores internacionais, que disponibilizam materiais que apresentariam alto custo de produção se produzidos em território nacional. A metodologia dos relacionamentos foi baseada nos estudos de Merli (1998), que parte de um simples relacionamento de compra e venda até um relacionamento do tipo comaker, que é caracterizado principalmente pela cooperação. Neste estudo serão abordados temas como o suprimento, seleção de fornecedores, desenvolvimento do produto, desenvolvimento de fornecedores, certificação/qualidade, avaliação de fornecedores, estoque. Justifica-se, portanto, a importância econômica, social e cultural deste trabalho, haja vista que muitas ferramentas logísticas utilizadas pelas empresas de todos os setores surgiram na indústria automobilística, denotando a importância deste setor para o desenvolvimento das empresas atuais. pt_BR
dc.format.extent XIV,120 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Industria automobilistica pt_BR
dc.subject.classification Logistica pt_BR
dc.subject.classification Fornecedores pt_BR
dc.subject.classification Estoques pt_BR
dc.subject.classification Just-in-time pt_BR
dc.subject.classification Marketing de relacionamento pt_BR
dc.title O relacionamento e as novas configurações entre montadoras de automoveis e seus fornedores pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
227955.pdf 412.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar