dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Mirian Buss |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Marini, Marco Leandro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T18:26:46Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T18:26:46Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227955 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85413 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho serão analisadas as relações entre montadoras de automóveis e seus fornecedores diretos, tendo como empresas pesquisadas duas montadoras inauguradas a menos de 10 anos e duas montadoras estabelecidas a mais de 25 anos. Tem-se como objetivo do trabalho analisar os tipos de relacionamento entre estas quatro montadoras da indústria automobilística estabelecidas no país e seus grupos de fornecedores, com foco nas novas configurações e técnicas adotadas por estas empresas atualmente, sob o enfoque da logística e do Comakership. Para a realização deste estudo, os fornecedores foram divididos em três grandes grupos homogêneos: os fornecedores sistemistas, que disponibilizam às montadoras subconjuntos completos prontos para a montagem final; os demais fornecedores nacionais, que disponibilizam peças ou matérias-primas às montadoras; e os fornecedores internacionais, que disponibilizam materiais que apresentariam alto custo de produção se produzidos em território nacional. A metodologia dos relacionamentos foi baseada nos estudos de Merli (1998), que parte de um simples relacionamento de compra e venda até um relacionamento do tipo comaker, que é caracterizado principalmente pela cooperação. Neste estudo serão abordados temas como o suprimento, seleção de fornecedores, desenvolvimento do produto, desenvolvimento de fornecedores, certificação/qualidade, avaliação de fornecedores, estoque. Justifica-se, portanto, a importância econômica, social e cultural deste trabalho, haja vista que muitas ferramentas logísticas utilizadas pelas empresas de todos os setores surgiram na indústria automobilística, denotando a importância deste setor para o desenvolvimento das empresas atuais. |
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dc.format.extent |
XIV,120 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Industria automobilistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fornecedores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estoques |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Just-in-time |
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dc.subject.classification |
Marketing de relacionamento |
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dc.title |
O relacionamento e as novas configurações entre montadoras de automoveis e seus fornedores |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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