Metodologia de aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências para o gerenciamento de projetos de implementação de sistemas de informação

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia de aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências para o gerenciamento de projetos de implementação de sistemas de informação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Cidral, Alexandre pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T18:23:48Z
dc.date.available 2012-10-20T18:23:48Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199795 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85408
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A implementação de um sistema de informação é um projeto que visa a melhoria do desempenho organizacional. Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma metodologia de aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências de gerenciamento de projetos de implementação de sistemas de informação. O método empregado consistiu de revisão bibliográfica, especificação da metodologia, aplicação da metodologia e avaliação da metodologia. A metodologia de aprendizagem foi concebida como um processo de aprendizagem vivencial. A aplicação da metodologia ocorreu na Universidade do Estado de Santa Catarina-Joinville e na Universidade da Região de Joinville. O período de aplicação foi de fevereiro a junho de 2003. Os participantes eram estudantes de cursos de graduação de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os participantes foram divididos em grupos que realizaram atividades simuladas de implementação de sistemas de informação. Ao fim da aplicação, os participantes construíram modelos de competência que identificaram atitudes, conhecimentos e habilidades para gerenciar a implementação de sistemas de informação. Depois disto, os participantes responderam um questionário de avaliação da metodologia de aprendizagem vivencial. A avaliação dos modelos de competência indicou sua consistência com os modelos de competência encontrados na revisão da literatura. As respostas do questionário indicaram uma avaliação positiva da metodologia de aprendizagem vivencial. Além disso, os participantes indicaram pontos fortes, pontos fracos e sugestões para a melhoria da metodologia de aprendizagem. Assim, os resultados confirmaram a validade da metodologia para o desenvolvimento de competências para o gerenciamento de projetos de implementação de sistemas de informação. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de informação pt_BR
dc.subject.classification Administração de projetos pt_BR
dc.subject.classification Competencia pt_BR
dc.subject.classification (Autoridade legal) pt_BR
dc.title Metodologia de aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências para o gerenciamento de projetos de implementação de sistemas de informação pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
199795.pdf 3.863Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar