Educar com vida, para a vida: a possibilidade de uma educação holística utilizando a tecnologia contemporânea

DSpace Repository

A- A A+

Educar com vida, para a vida: a possibilidade de uma educação holística utilizando a tecnologia contemporânea

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Daldegan, Cleomar Rogerio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T18:17:29Z
dc.date.available 2012-10-20T18:17:29Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 190833 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85397
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho procura apresentar pistas à reflexão sobre a possibilidade de utilizar os modernos recursos da informática para desenvolver uma educação baseada na concepção holística do paradigma emergente. Trata-se de um estudo eminentemente teórico sobre o tema, com o objetivo de oferecer algumas pistas que enriqueçam o debate sobre os caminhos a serem tomados para a educação neste novo século, partindo de uma análise histórico-filosófica sobre ela e apresentando algumas propostas elaboradas por educadores que contemplam essa temática em face da crise que aflige as relações humanas e o pensamento científico atuais. O trabalho trata sobre como a educação tem se desenvolvido, buscando compreendê-la historicamente a partir da Revolução Industrial, destacando sua sintonia com os interesses da ordem social, política e econômica vigente e com o modo de pensamento característico do paradigma newtoniano-cartesiano, destacando como essa relação contribui para formatar os indivíduos segundo esses modelos, tornando-os reprodutores de saberes científicos e de práticas sociais e políticas descomprometidas com a ética, gerando a atual crise que aflige a humanidade. Ao tratar sobre a crise do paradigma newtoniano-cartesiano, o trabalho aborda a emersão de um novo paradigma e suas concepções sobre o saber científico e a forma de pensar, propondo sua utilização na reconstrução da educação em conjunto com as inovações tecnológicas, vendo essa nova educação como uma alternativa viável para recompor as relações humanas e garantir a superação das dificuldades de nossa sociedade, neste momento histórico. pt_BR
dc.format.extent 134 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Paradigmas (Ciencias sociais) pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Holismo pt_BR
dc.title Educar com vida, para a vida: a possibilidade de uma educação holística utilizando a tecnologia contemporânea pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2907-D.pdf 5.981Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar