Abstract:
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Pesquisa que aborda a questão da importância e validade do curso de Pesquisa Jurídica na Internet, da UnisulVirtual, como modelo de aprendizagem virtual, interativa, de Educação à Distância, corporativa, mantido pela Unisul - Universidade do sul de Santa Catarina, com o apoio do Ijuris - Instituto Jurídico de Inteligência e Sistemas. O fio condutor da análise parte da compreensão das expectativas dos candidatos diante do curso e da avaliação final, manifestas em questionários, sobre os procedimentos e as atividades desenvolvidas, ao longo de duas edições do Curso. Os resultados dos questionários indicam o grau de aceitação e validade do modelo de construção de conhecimentos e aprendizagem em ambiente virtual. Para os acadêmicos em Direito, na modalidade de graduação presencial, a contribuição em seus estudos e pesquisas jurídicas, têm significação diferenciada à dos profissionais já graduados em Direito ou não, na modalidade Formação Continuada, à distância. Esses procedimentos didático-pedagógicos são balizados com teorias de aprendizagem e construção de conhecimentos direcionados para processos pedagógicos em ambientes virtuais e interativos. Incorporam essa análise, ferramentas, tecnologias e ambientes próprios, voltados para estudos na área do Direito. Ampliam a compreensão dessa realidade, estudos da estrutura, meios e procedimentos de aprendizagem, em ambientes virtuais e interativos, do Iuvb-br - Instituto Universidade Virtual Brasileira, do LED-Laboratório de Ensino a Distância, da UFSC e da Dtcom-Direct To Company SA. Esta Dissertação é um Projeto de Pesquisa de Mídia e Conhecimento, no PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, na Área de Concentração de Gestão de Informática na Educação. Research that approaches the question of the importance and validity of the course of Legal Research in the Internet, by UnisulVirtual, as model of virtual learning, interactive, of long-distance, corporative Education, kept for Unisul-University of the south of Santa Catarina, with the support of Legal Ijuris - Institute of Intelligence and Systems. The conducting wire of the analysis has left ahead of the understanding of the expectations of the candidates of the course and the final evaluation, manifest in questionnaires, on the procedures and the developed activities, throughout two editions of the Course. The results of the questionnaires indicate the acceptance degree and validity of the model for construction of knowledge and learning in virtual environment. For the academics in Law, in the legal modality of actual graduation, contribution in its studies and research, they have differentiated signification to the one of the professionals already graduates to the one of the professionals already graduated in Law or not, in the modality of long-distance lifelong education. These didactic-pedagogical procedures are marked out with buoys with theories of learning and construction of knowledge directed for pedagogical processes in virtual and interactive environments. They incorporate this analysis, tools, technologies and proper environments, directed toward studies in the Law. They extend the understanding of this reality, studies of the structure, ways and procedures of learning, in virtual and interactive environments, it Iuvb-Institute Brazilian Virtual University, of UFSC LED and of the Dtcom-direct to the Company-SA. This Dissertation is a Project of Research of Media and Knowledge, in the PPGEP-Program of Post graduation in Engineering of Production, of UFSC-University of Santa Catarina, in the Area of Management concentration of Computer science in Education. |