A contribuição do ensino de geografia para a prática de educação ambiental nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A contribuição do ensino de geografia para a prática de educação ambiental nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental

Show full item record

Title: A contribuição do ensino de geografia para a prática de educação ambiental nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental
Author: Faé, Maeli
Abstract: Neste estudo foram analisados aspectos do processo pedagógico do ensino de Geografia e sua contribuição para a prática da Educação Ambiental, nas 1a e 2a séries do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, em Florianópolis, sugerindo atividades a serem desenvolvidas. Com a preocupação de conhecer as políticas educacionais vigentes, que definem o sistema educacional e estabelecem critérios para a efetivação do processo, realizou-se a análise do ensino de Geografia e do Meio Ambiente nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a da proposta curricular veiculada na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, destacando o Ensino Fundamental. Através das atividades desenvolvidas pôde-se constatar que a proposta do ensino de Geografia e Educação Ambiental, na etapa em que as crianças iniciam sua vida escolar, deve basear-se no concreto, através do seu espaço vivido, em que a vivência torna-se importante para o desenvolvimento das relações espaciais, ambientais e sociais, numa construção gradativa e contínua, partindo da percepção até a representação, envolvendo as relações que interagem em suas vidas. O lugar em que vivem e as experiências cotidianas, manifestam as características da escala local para a global e vice-versa. Este é um desafio que deve ser construído no dia-a-dia, a partir das referências dos alunos, fundamentadas na construção dos conceitos e nos conhecimentos teóricos. As atividades foram desenvolvidas com professores e alunos mostrando as etapas que devem ser trabalhadas na faixa etária de 7 e 8 anos, e mostrando-se fundamentais para a compreensão das noções espaciais e na construção das relações com o ambiente.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85342
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
197995.pdf 470.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar