Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Faria, Moacir Serralvo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cunha, Isabel Cristina da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T17:43:31Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T17:43:31Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189802 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85341 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Neurociências. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo avaliou a papel do óxido nítrico (NO) na latência de transferência (LT) de ratos no labirinto em cruz, um parâmetro de aprendizagem e memória. Ratos Wistar machos foram distribuídos em grupos e receberam (via i.p.), L-NAME (5,10,50mg.kg-1; inibidor da síntese de NO), D-NAME (50mg.kg-1), Escopolamina (SCO; 1mg.kg-1) e MK-801 (0.075, 0.15mg.kg-1; antagonista NMDA) ou Salina 0,9%. Outros grupos receberam uma co-administração de L-NAME (50mg.kg-1) e L-ARG (100 e 200mg.kg-1) ou L-NAME (5mg.kg-1) e MK-801 (0,075mg.kg-1). Trinta minutos após a administração das drogas, cada rato foi colocado no final do braço aberto e a LT para um braço fechado foi registrado (LT1); após 24h, o mesmo protocolo foi repetido (LT2). A administração de SCO, MK-801 (0,15mg.kg-1) e L-NAME (50mg.kg-1), mas não D-NAME, prolongou a LT2 indicando prejuízo na aprendizagem. A co-administração de L-ARG (200mg.kg-1) reverteu o déficit de aprendizagem induzido por L-NAME (50mg.kg-1). Ratos tratados com L-NAME (5 e 10mg.kg-1) exibiram aprendizagem, ainda que hipertensos. O prejuízo de aprendizagem induzido pelo L-NAME não é devido a hipertensão, mas provavelmente à inibição da síntese de NO no sistema nervoso central. A co-administração de doses sub-efetivas de L-NAME e MK-801 prejudicou a aprendizagem; é possível uma interação entre a síntese de NO e os receptores NMDA na aprendizagem da LT em ratos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 59 f.| il., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Neurociências |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Labirinto em cruz elevado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ansiedade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Oxido Nítrico |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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