A influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica, na rede de supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda

DSpace Repository

A- A A+

A influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica, na rede de supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rossetto, Carlos Ricardo pt_BR
dc.contributor.author Gualdessi, Lilian Waschburger pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T17:34:17Z
dc.date.available 2012-10-20T17:34:17Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 241512 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85326
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve por objetivo descrever e analisar a influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica na Empresa de Supermercados Irmãos Muffato, ao longo do período de 1993 a 2001. Fundamentou-se o trabalho no modelo de estratégia organizacional e na tecnologia da informação relacionada diretamente as mudanças estratégias implementadas pela organização durante o período estudado.A pesquisa, do ponto de vista metodológico, foi abordada como um estudo de caso e desenvolvida com uma abordagem qualitativa, sendo que na coleta de dados primários adotou-se as entrevistas não-estruturada com uma amostra de 06 colaboradores da organização. No que tange os dados coletados de fontes secundários foram utilizados documentos e artigos de jornais e revistas do setor. Utilizou-se a análise de forma descritiva, onde foram definidos os períodos com características distintas e foram conjuntamente analisadas nas estratégias adotadas nestes períodos em relação à utilização da tecnologia da informação na organização, sempre levando em conta o processo, a história e a percepção dos entrevistados em relação às mudanças ocorridas na empresa. Como resultado, obteve-se um quadro que apresenta um resumo dos quatro períodos, onde foram analisadas a mudança da tecnologia da informação e a forma como os stakeholders estão envolvidos e cada período, analisando e adequando as abordagens teóricas e metodológicas listadas no presente trabalho. Este estudo revelou como a tecnologia da informação influência um processo de mudança e que as organizações devem estar preparadas para as inovações tecnológicas, treinando seu quadro de pessoal para tirar melhor proveito do sistema de informação tomando decisões com informações concretas e reduzindo o nível de incerteza. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title A influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica, na rede de supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
241512.pdf 866.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar