Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância

DSpace Repository

A- A A+

Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Faraco, Rafael Avila pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T17:24:39Z
dc.date.available 2012-10-20T17:24:39Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 198247 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente o ensino a distância constitui-se em uma modalidade de ensino importante no sentido em que procura atender a uma demanda por capacitação contínua de um público que sofre com a concorrência acirrada, mercado de trabalho competitivo, falta de tempo e dificuldade de acesso à informação com qualidade. A evolução do ensino a distância, acompanhada pela evolução tecnológica, esteve sempre em busca do maior conforto do aluno e conseqüente enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. As futuras gerações do ensino a distância promete a utilização das mais avançadas tecnologias, construindo um modelo de educação flexível e inteligente centrado no estudante. Seguindo esta tendência, a presente tese propõe uma arquitetura de um Sistema Learning Companion (SLC) para o ensino a distância. Os SLCs são uma evolução dos Sistemas Inteligentes (STI) com um componente adicional chamado de agente companheiro. A arquitetura apresentada busca contribuições de áreas como Inteligência Artificial, ensino a distância, psicologia com as escalas de atitudes e o sócio-interacionismo de Vygotsky. Baseado na arquitetura proposta, foi desenvolvido um protótipo computacional, o LeCo-EAD, composto por múltiplos agentes companheiros com diferentes comportamentos e sempre disponíveis para interagir com os alunos a distância. A partir do perfil do aluno, identificado por uma escala de atitudes do tipo Likert, o LeCo-EAD sugere qual agente companheiro é o mais adequado dentre as seguintes opções: aprendiz, trouble maker ou colaborador. pt_BR
dc.format.extent 111 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Sistemas tutoriais inteligentes pt_BR
dc.title Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
198247.pdf 8.763Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar