Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Faraco, Rafael Avila |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T17:24:39Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T17:24:39Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198247 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atualmente o ensino a distância constitui-se em uma modalidade de ensino importante no sentido em que procura atender a uma demanda por capacitação contínua de um público que sofre com a concorrência acirrada, mercado de trabalho competitivo, falta de tempo e dificuldade de acesso à informação com qualidade. A evolução do ensino a distância, acompanhada pela evolução tecnológica, esteve sempre em busca do maior conforto do aluno e conseqüente enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. As futuras gerações do ensino a distância promete a utilização das mais avançadas tecnologias, construindo um modelo de educação flexível e inteligente centrado no estudante. Seguindo esta tendência, a presente tese propõe uma arquitetura de um Sistema Learning Companion (SLC) para o ensino a distância. Os SLCs são uma evolução dos Sistemas Inteligentes (STI) com um componente adicional chamado de agente companheiro. A arquitetura apresentada busca contribuições de áreas como Inteligência Artificial, ensino a distância, psicologia com as escalas de atitudes e o sócio-interacionismo de Vygotsky. Baseado na arquitetura proposta, foi desenvolvido um protótipo computacional, o LeCo-EAD, composto por múltiplos agentes companheiros com diferentes comportamentos e sempre disponíveis para interagir com os alunos a distância. A partir do perfil do aluno, identificado por uma escala de atitudes do tipo Likert, o LeCo-EAD sugere qual agente companheiro é o mais adequado dentre as seguintes opções: aprendiz, trouble maker ou colaborador. |
pt_BR |
dc.format.extent |
111 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas tutoriais inteligentes |
pt_BR |
dc.title |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar