Proposta de modelo para implantação de ações gerenciais que aumentem o desempenho de exportação de pequenas e médias empresas
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Possamai, Osmar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Roratto, Renato Paulo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T16:34:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T16:34:44Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
194909 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85231 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como propósito apresentar e validar um modelo para diagnóstico da situação competitiva de pequenas e médias empresas. A idéia provém da compreensãosobre a influência de fatores sistêmicos no desempenho empresarial e também de fatores situados no âmbito interno à empresa. Dessa forma, o modelo proposto no trabalho permite identificar fatores originários do ambiente externo e interno que contribuem para facilitar ou inibir o desempenho exportador da empresa. Permite ainda avaliar o impacto destes fatores nos principais resultados que a empresa espera além de reconhecer os pontos fracos que requerem definição de medidas de ações estratégicas para correção. O modelo proposto se mostrou eficiente para a avaliação da propensão da empresa em considerar a adoção ou não de estratégias associativistas do tipo formação de consórcios de exportação. A aplicação foi realizada em uma empresa fabricante e exportadora de produtos derivados de madeira, localizada no sul de Santa Catarina onde os resultados foram um maior reconhecimento e compreensão sistemática dos efeitos da influência do ambiente externo e interno no desempenho da empresa, apontando melhorias que propiciarão maior competitividade para a referida empresa. O modelo proposto possibilita dotar a alta gerência de uma ferramenta para aprimorar a capacidade de avaliar o ambiente competitivo interno e externo de pequenas e médias empresas e criar comportamentos adequados que lhes permitam atingir seus objetivos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
99 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Concorrencia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Exportação |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de modelo para implantação de ações gerenciais que aumentem o desempenho de exportação de pequenas e médias empresas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar