Análise da competitividade sistêmica: o caso de uma agência do Banco do Brasil
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Beuren, Ilse Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Abreu, Tânia Mara Ribas de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T16:33:03Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T16:33:03Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224605 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85228 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é efetuar uma análise da competitividade sistêmica de uma agência do Banco do Brasil. Nessa perspectiva realizou-se um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso na Agência Hugo Lange do Banco do Brasil, em Curitiba/PR. Inicia com uma revisão bibliográfica sobre a teoria geral dos sistemas e as organizações, a organização e o ambiente organizacional, a adaptação organizacional estratégica, a análise da competitividade e a metodologia de referência para manutenção da competitividade. Também caracteriza o Sistema Financeiro Nacional, com ênfase no Banco do Brasil, objeto de análise da dissertação. Na seqüência, com base nos dados coletados em documentos do Banco do Brasil e da agência Hugo Lange, bem como de entrevistas semi-estruturadas, foi possível conhecer o processo de elaboração do planejamento estratégico bem como a observância dos fatores empresariais, estruturais e sistêmicos em nível estratégico e operacional. Os resultados da pesquisa mostram que há preocupação em disseminar e homogeneizar conhecimentos, além de buscar o empenho de todos no que se refere à estratégia corporativa e ao atingimento dos objetivos. O plano estratégico é elaborado de forma centralizada pelas diretorias e é repassado às demais unidades. Nas agências não existe um modelo ou uma metodologia para elaborar o plano operacional, mas há um comprometimento de todos os funcionários na busca do atingimento dos resultados, contando, para isso, com recursos que a unidade tem à disposição para buscar a competitividade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Concorrencia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
pt_BR |
dc.title |
Análise da competitividade sistêmica: o caso de uma agência do Banco do Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar